Técnico do time sub-22 do União Corinthians na disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), Carlos Gustavo Cantarelli esteve no programa Grande Resenha, apresentado por William Thiel na última segunda-feira, 25, na Rádio Gazeta 107,9 FM. Ele avaliou a participação da equipe santa-cruzense na competição. Em quatro jogos disputados no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul, o União Corinthians conquistou uma vitória e perdeu quatro jogos no grupo B.
De acordo com Cantarelli, a maioria das equipes investiram em atletas que já atuam em times adultos, diferente do União Corinthians, que optou por apostar somente nos garotos da base. “Foi importante dar a oportunidade aos jovens da casa até para prestigiar o trabalho realizado aqui. Para a comunidade que se envolve no basquete e vê os talentos locais em quadra. Principalmente para os pais, que se empenham em manter os filhos no basquete”, destacou. Entre os dias 21 e 30 de agosto, a equipe terá a segunda etapa com seis jogos no clube Paulistano em São Paulo. Os quatro melhores do grupo avançam para a próxima fase.
LEIA MAIS: União Corinthians conquista a primeira vitória na LDB
Publicidade
Cantarelli acredita que o basquete é feito de detalhes. Por isso, algumas questões são determinantes para o resultado. “Nos jogos equilibrados, cada posse de bola e cada ação defensiva, por exemplo, pode resultar na vitória ou na derrota. É um jogo de confiança, de explorar o melhor momento, de estar atento a todo instante”, comentou. “Todos os jogos foram desafiadores. Os garotos viam os jogos desde muito cedo e agora tiveram a oportunidade de estar na quadra do Arnão, empurrados pela torcida e defendendo o clube da casa. Foi sensacional para eles”, complementou.
Para o ala-armador Gabriel Camargo, de 21 anos, defender o União Corinthians foi uma ótima oportunidade. O paulista foi um dos jogadores trazidos de fora para a competição. O outro foi Rogério Bittar. Camargo passou por Barueri, Mackenzie, Paulistano, Palmeiras e Flamengo, onde foi campeão estadual sub-19 em 2020 e do NBB. Ele ainda integrou a campanha do Pato Branco no NBB 2020/21. Camargo terá mais um ano de LDB antes de ingressar de vez nos times adultos. “Jogar com a base é importante para eu saber como está o meu nível. Se estou treinando bem ou se preciso me dedicar mais. É uma grande preparação antes de chegar no adulto”, avaliou.
LEIA MAIS: LDB movimenta Santa Cruz do Sul e coloca o basquete em evidência
Publicidade
Nascido em Cachoeira do Sul, Cantarelli é apaixonado por Santa Cruz do Sul. Quando era adolescente, assistia os jogos da Arcal/Corinthians e depois realizou o sonho de defender a equipe, na era Pony/Corinthians. “Fiquei muito feliz quando o Athos me chamou para retornar e que eu iria trabalhar com a garotada da base. Quando estava na graduação pela Unisc, dava treinos junto com o Athos no projeto Cestinha. O Ícaro Parisotto, que depois virou profissional, foi nosso aluno naquela época. É uma satisfação ver esses garotos atuando pelo clube e sendo sede da etapa. Santa Cruz do Sul está novamente no mapa do basquete”, detalhou.
NBB começa em outubro
O União Coirnthians está em preparação intensa para a disputa da edição 2022/23 do Novo Basquete Brasil (NBB). O técnico Athos Calderaro parabenizou a administração municipal pela instalação de um novo piso na quadra do Ginásio Poliesportivo Arnão, o que deixou a casa santa-cruzense no alto padrão da liga. Ele salientou que é uma mudança importante para melhorar o amortecimento dos saltos, o que reduz o risco de lesões nos atletas.
Athos Calderaro acredita que o resultado da equipe na LDB foi positivo de acordo com o planejamento traçado. Segundo ele, a oportunidade foi aproveitada pelos garotos, observada pelo crescimento durante a competição. “A LDB é forte porque as equipes tem uma gestão profissional. Os atletas são contratados e treinam em dois turnos. Os nossos meninos estudam ou trabalham. Precisam conciliar com os treinamentos. Eles puderam vivenciar um ambiente de NBB”, analisou. Athos Calderaro estima que o União Corinthians atua com 300 atletas entre as diversas faixas etárias das categorias de base, em parceria com o projeto Cestinha Sesi/Unisc.
Publicidade
LEIA MAIS: Diretor do União Corinthians detalha planejamento para segundo ano no NBB
De acordo com Calderaro, o diretor técnico Diego Puntel ainda define algumas questões para confirmar a presença do União Corinthians no NBB. Segundo o treinador, o principal aspecto é a busca por um patrocinador master. A empresa de materiais cirúrgicos Luvix, de Várzea Paulista-SP, não renovou o contrato.
No processo de preparação, a comissão técnica fez uma mapeamento dos atletas. Pela demora na confirmação da presença no NBB, existe o receio de que alguns jogadores no radar já estejam acertando com outras equipes. Calderaro terá Carlos Gustavo Cantarelli e Rogério Klafke como auxiliares. Ele acredita que o grupo de atletas deve ter em torno de 15 atletas. “Estamos com os pés no chão. Buscamos não fazer comparativos com a temporada anterior”, resumiu.
Publicidade
LEIA MAIS: União Corinthians avalia temporada no NBB
Na avaliação de Camargo, que deve estar no grupo principal do União Corinthians para disputar a terceira temporada no NBB, apesar do protagonismo na equipe da LDB, não pode ser rotulado como ‘carregador de piano’. “Cada um tem a sua função e sua importância em quadra. Temos um grupo e a qualidade individual vai auxiliar no nosso objetivo coletivo. Todos são responsáveis pelo resultado”, sublinhou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade