A etapa regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) será realizada em Rio Pardo neste sábado e no domingo. O evento ocorrerá no Ginásio Paulo Cesar de Castro, junto com o 8º Rodeio Artístico Estadual da 5ª Região Tradicionalista e a 1a Etapa de Circuitos de Rodeio Artístico Regional. A atividade é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em parceria com o CTG Rodeio da Saudade; já a realização é da Prefeitura de Rio Pardo e da 5ª Região Tradicionalista.
A ação originalmente estava prevista para ocorrer nos dias 4 e 5 de junho. No entanto, no dia 27 de maio, o coordenador da 5° Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, foi internado no Hospital Militar de Porto Alegre após sofrer um AVC hemorrágico na casa onde morava, em Santa Cruz do Sul, no dia 17 de maio. Após 18 dias na casa de saúde, Vieira não resistiu e faleceu. Atualmente, quem está à frente da 5° RT é Marisa Rossa.
LEIA TAMBÉM: Enart deste ano terá desfile nas ruas de Santa Cruz
Publicidade
A fase regional contará com apresentações que se iniciam às 9 horas neste sábado e às 8h30 no domingo. As exibições reúnem tradicionais modalidades como chula, declamação e apresentações de danças tradicionais. O fechamento, no domingo, está marcado para as 20 horas, após divulgação do resultado e ato de encerramento. Os classificados irão para a primeira fase inter-regional do Enart, prevista para os dias 20 e 21 de agosto, em Erechim. Para o público, o ingresso custa R$ 10 e vale para os dois dias, bastando apresentá-lo na entrada.
Catorze municípios farão parte do evento no final de semana. São eles: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Estrela, Lajeado, Cachoeira do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Rio Pardo, como anfitriã; Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, São Gabriel, Pelotas, Caçapava do Sul e Camaquã. A taxa de inscrição para as entidades foi um quilo de alimento não perecível, que será direcionado para a Prefeitura de Rio Pardo e, posteriormente, repassado a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Rio Pardo, Cláudio Bastos, o movimento tradicionalista está mobilizado para fazer uma grande festa. Depois de um longo período sem sediar o evento, e também em razão da pandemia, a expectativa é grande. “A comunidade de Rio Pardo está eufórica em receber o Enart. Preparamos um ambiente com todo carinho para os visitantes. Estão todos convidados”, salienta.
Publicidade
Para não passar em branco
Em 2021, por causa da pandemia de Covid-19, o Enart não foi realizado nos moldes tradicionais. A crise sanitária fez com que muitos eventos fossem cancelados ou adiados. No entanto, o MTG promoveu em Santa Cruz o Festival dos Festivais, uma mostra artística que reuniu os melhores das últimas cinco edições de Enart, Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula).
Durante três dias, mais de 3,5 mil pessoas puderam acompanhar as apresentações em três palcos, Houve mostra de danças tradicionais e apresentações artístico-competitivas de danças gaúchas de salão, chula, declamação, intérprete, conjunto vocal e instrumental, bandoneon, gaita de boca, gaita piano e gaita botão (até oito baixos e mais de oito baixos), violão, violino, trovas, pajada e causo. Ao todo, 47 grupos de dança participaram do evento.
Programação
Sábado
9 horas: Chula (palco A)
9 horas: Declamação, feminino e masculino (palco B)
15 horas: Danças Gaúchas de Salão (palco A)
15 horas: Intérprete Solista Vocal, feminino e masculino (palco B)
Publicidade
Domingo
8h30: Danças Tradicionais
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade