Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Queda na procura por vacina contra a Covid-19 pode ocasionar surtos, diz especialista

Foto: Rafaelly Machado

A baixa procura pelas doses de reforço das vacinas contra o coronavírus é motivo de preocupação para o médico infectologista Eduardo Sonda. Na avaliação do profissional, a queda na taxa de imunização pode provocar novos surtos da doença no futuro, repetindo o que aconteceu em 2020 e 2021. No primeiro semestre deste ano, Santa Cruz do Sul teve quase o mesmo número de casos de Covid-19 do que a soma dos últimos dois anos, conforme as informações da Secretaria Municipal de Saúde. Ao mesmo tempo, mais de 36 mil santa-cruzenses estão com a primeira dose de reforço atrasada.

Sonda alerta para riscos da baixa cobertura vacinal

Sonda afirma que os dados chamam a atenção dos médicos. “Comentávamos entre os colegas que neste ano parecia haver mais casos do que no auge da pandemia. Em algumas semanas eram realmente muitos atendimentos”, disse em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA MAIS

Ele também destacou a importância da imunização para prevenir os casos graves. “Foram muitas consultas em pronto-atendimento, postos e consultórios, mas nos hospitais a situação não equivaleu ao ano passado.” Lembrou ainda que as vacinas são eficazes, mas não impedem que a doença seja contraída, sobretudo com a suspensão de quase todos os protocolos de segurança.

Publicidade

Ainda sobre a proteção, o infectologista ressaltou que a população com mais de 60 anos é menos protegida mesmo com as vacinas atualizadas, bem como pessoas com comorbidades e portadoras de condições que reduzem a imunidade, como tratamento contra o câncer. “Tudo isso influencia, diminui a eficácia da vacina. Essa pessoa, se for exposta ao coronavírus, pode desenvolver um quadro mais grave”, explicou.

LEIA MAIS: Risco de morte por Covid-19 em jovens é três vezes maior para pessoas não vacinadas

Em relação ao perfil dos óbitos, que chegaram a 43 neste ano em Santa Cruz em decorrência da Covid-19, Sonda observou que na maioria são pacientes idosos com comorbidades. “O coronavírus geralmente não é a causa única, a pessoa já tem algum agravo de saúde. É como uma corda que está prestes a se romper, aí o coronavírus é o que rompe.” Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem três pacientes internados no Hospital Santa Cruz e um no Hospital Ana Nery, além de 408 pessoas em tratamento domiciliar.

Publicidade

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.