Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

Evento em Santa Cruz avalia protagonismo da família na aprendizagem

Foto: Lula Helfer

A iniciativa, conforme a diretora Ana Maria Belinaso Hilgert, surgiu com a percepção dos professores em relação ao baixo rendimento e comprometimento dos alunos após o retorno 100% presencial das atividades

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, de Santa Cruz do Sul, promove nessa quinta-feira, 14, um evento voltado aos pais dos alunos dos anos finais (5º ao 9º). O objetivo é discutir o protagonismo da família na aprendizagem. A iniciativa, conforme a diretora Ana Maria Belinaso Hilgert, surgiu com a percepção dos professores em relação ao baixo rendimento e comprometimento dos alunos após o retorno 100% presencial das atividades.

LEIA TAMBÉM: Mais de 30 mil estudantes santa-cruzenses terão recesso em julho

Conforme a diretora, será um evento para refletir e falar sobre o pós-pandemia, lacunas e novos rumos da escola. “Sentimos que se não fizermos algo, a educação se perde. Pais estão permissivos e estudantes soltos. Parece que não sentem mais a necessidade de estudar e que não podem ser cobrados”, relata. Segundo Ana Maria, a escola nunca teve o registro de notas tão baixas. Ela mencionou outros problemas como crises de ansiedade, muito tempo em redes sociais e agressividade latente nas brincadeiras, além da falta de acompanhamento dos pais, muitas vezes por motivo de trabalho ou outras questões. 

Publicidade

O evento está marcado para as 18h30, na Câmara de Vereadores, e é restrito aos pais dos estudantes dos anos finais da Gaspar Bartholomay. A ação terá a presença do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, e da promotora de Educação, Vanessa Saldanha de Vargas.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc prorroga as inscrições

O coordenador elogiou a iniciativa e disse ser uma oportunidade de entender o que de fato é compromisso da escola e o que cabe aos pais. Segundo ele, é comum encontrar famílias colocando a responsabilidade somente na rede de ensino. “É um pedido de conscientização. Ambas as instituições, família e escola, mais do que nunca, precisam estar presentes na vida do aluno nesse momento de recuperação de aprendizagem. A escola tem sim o seu papel, mas os responsáveis também fazem parte desse processo educativo que está, inclusive, previsto em legislação”, ressalta. 

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.