O município de Encruzilhada do Sul completa 173 anos na próxima terça-feira, dia 19 de julho. Para festejar a data, uma programação foi organizada pela administração. A ideia foi contemplar as diferentes áreas estratégicas, em especial, a que garante mais de 70% de arrecadação: o agronegócio.
A atividade voltada para o setor rural será o evento técnico nesta quarta-feira, 13, no Clube do Comércio. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local. A parte da manhã, de acordo com o secretário de Agropecuária, Marco Antônio dos Santos, será voltada para a pecuária; à tarde, o tema será fruticultura; e à noite, grãos. “A diversificação é bastante grande no município, por isso, dividimos para atender um público maior”, explica.
LEIA TAMBÉM: Região se destaca no cultivo da noz-pecã; abertura da colheita foi em Encruzilhada
Publicidade
Santos frisa a oportunidade de tratar sobre assuntos históricos, como a retrospectiva da produção frutífera, como começou, como está e quais as perspectivas. Assim como a dedicação às frutas, também serão debatidos os rebanhos. “Há diminuição de área para esse setor, mas com a melhora no manejo, consegue-se produzir mais em área menor”, ressalta.
A dedicação ao agronegócio, conforme o secretário, é explicada por pelo menos dois importantes motivos. Um deles é a condição climática diferenciada de boa parte da região; a outra é a dimensão do município. São 3.348 quilômetros quadrados, o que fez com que a terra tivesse baixo custo, gerando interesse de produtores.
A característica produtiva também se distanciou dos vizinhos. Enquanto a maior parte da região é formada por minifúndios, Encruzilhada do Sul tem grandes propriedades, que diversificam e inovam na escolha dos cultivares. É o caso da produção de uva, das oliveiras, que fizeram com que se transformasse no município com maior área dedicada do País, e, mais recentemente, do mirtilo. “Já temos quem esteja produzindo e conseguindo resultados. É a abertura de um novo mercado”, diz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
- Produção de frutas incentiva a sucessão rural na região
- A cultura das oliveiras como fonte de renda na região
Encontro técnico no Clube do Comércio
- 9 horas: abertura
- 9h30: Tendências e Inovações Tecnológicas na Pecuária de Corte, com Eliezer da Cunha Pinheiro
- 10h30: Alternativas Tecnológicas para o Aumento da Produtividade na Ovinocultura, com Daniel Barros
- Almoço livre
- 13h30: Retrospectiva da Fruticultura em Encruzilhada. com Marco Antônio dos Santos e Roberto Minuzzi
- 14h30: Aspectos Técnicos para Produção das Pequenas Frutas, com Luís Eduardo Antunes
- 15h30: Painel – A Viticultura na Serra do Sudeste e as Perspectivas para o Futuro com Gustavo Bertolini, Hilton Fensterseifer, Orocildo Mendonça
- Intervalo café
- 18h30: Manejo de Solos para Altos Rendimentos, com Alexandre Nowicki
- Agricultura de Precisão e Agricultura Digital para Potencializar Produtividade, com Leonardo Kerber
- 19h30: A Importância das Sementes Certificadas e Alternativas para a Diversificação de Culturas, com Fernando Müller
LEIA TAMBÉM: Escolas agrícolas da região recebem equipamentos para qualificação da estrutura
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade