A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Rio Grande do Sul cumpriu nesta sexta-feira, 8, uma série de mandados contra integrantes de quadrilhas responsáveis por assaltos nas agências bancárias de Santana da Boa Vista e Amaral Ferrador. A ofensiva foi deflagrada em endereços vinculados aos investigados nos municípios de Venâncio Aires, Dom Feliciano e Santa Cruz do Sul. São ao todo 10 mandados sendo cumpridos. A ação contou com apoio de delegacias da região.
Um dos foragidos foi capturado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) em Venâncio Aires. Ele teria envolvimento no assalto de Santana da Boa Vista. Outras duas prisões de pessoas relacionadas ao apoio logístico da ação criminosa também foram cumpridas.
LEIA MAIS: “Deixou um rastro de terror”, diz Menezes sobre assaltante morto em ataque a banco
Publicidade
Conforme informações da Polícia Civil, no caso do roubo de Santana da Boa Vista, o trabalho de investigação criminal resultou na identificação de quatro indivíduos envolvidos. Representou-se, inicialmente, junto a 2ª Vara Judicial da Comarca de Caçapava do Sul, pela decretação da prisão preventiva de três deles, todos ligados a Marco Antônio de Carvalho, que morreu durante o crime.
Os três investigados foram reconhecidos por testemunhas. Há ainda, a prisão temporária decretada de um quarto indivíduo, também ligado ao grupo criminoso, que, segundo indícios obtidos pela investigação, teria participado do delito. Um dos indivíduos alvos da prisão preventiva, Paulo Ricardo Domingues dos Santos, morreu em decorrência dos ferimentos obtidos na prática do delito e seu corpo foi localizado em uma mata próxima ao local em que os criminosos abandonaram o veículo Hilux roubado na fuga do delito praticado em Santana da Boa Vista.
RELEMBRE O ASSALTO EM SANTA DA BOA VISTA
Publicidade
Ainda, com o prosseguimento das investigações em busca do paradeiro dos assaltantes, outros dois indivíduos, um deles familiar de um dos assaltantes, viabilizavam a ocultação do criminoso, oferecendo auxílio material e moral. A situação resultou em uma quinta representação por prisão temporária.
LEIA MAIS: Polícia identifica corpo localizado durante cerco aos assaltantes de banco
A investigação de Amaral Ferrador
A investigação do assalto em Amaral Ferrador apontou que um dos assaltantes, identificado como André da Silva, teria sofrido um mal súbito, e morreu na fuga. Ele tinha antecedentes por roubo a banco, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Publicidade
Os outros envolvidos são alvos da operação desta sexta. Os mandados de busca e apreensão desse caso são cumpridos em Encruzilhada do Sul.
RELEMBRE O ASSALTO EM AMARAL FERRADOR
O novo cangaço
Ambos os delitos, foram praticados utilizando-se de semelhante “modus operandi”. Um grupo com cerca de três ou quatro indivíduos fortemente armados, invade, em horário comercial, agências bancárias em municípios do interior com pouco efetivo policial. O fato torna a prática do assalto atraente para os criminosos que, em pequenos grupos, roubam montantes significativos de dinheiro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Equipe de Santa Cruz coleta material genético de veículo usado em assalto
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade