Santa Cruz do Sul terá um grande evento musical na noite desta quinta-feira, 7, nas dependências do Colégio Mauá. O educandário recebe cerca de 200 estudantes de música de diversas idades, vindos de cinco escolas da Região Central do Estado, para a 40ª edição do Encontro de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação (Encore). As atividades começaram à tarde, com ensaio geral e individuais das escolas. As apresentações para o público estão marcadas para iniciar às 19h30.
Segundo a coordenadora do encontro em Santa Cruz e professora de música dos terceiros e quartos anos do Colégio Mauá, Gislaine Thomas Guedes da Luz, o encontro é uma grande oportunidade para a integração dos estudantes de música das escolas da Rede Sinodal. “Essa experiência de tocar 200 alunos juntos que é o mais legal. A gente está acostumado a tocar com vinte ou trinta na escola, mas tocar 200 até dar certo, é uma grande experiência de tocar em grupo. A gente começa com todos os alunos na quadra para afinações e ensaios. Vão ser executadas duas músicas e a gente vai gravar. Depois eles vão ter um lanche em conjunto, e após isso cada escola ensaia um pouquinho no teatro, e à noite a apresentação aberta ao público”.
LEIA MAIS: Colégio Mauá sedia o 40º Encore nesta quinta-feira
Publicidade
Além da apresentação em conjunto, cada escola terá cerca de dez minutos para apresentações individuais. O espetáculo vai marcar o retorno dos eventos musicais em conjunto entre os colégios da Rede Sinodal, após um longo período de restrições em virtude da pandemia de Covid-19. Apesar disso, ainda foram tomadas precauções, pois o Encore é um encontro nacional, que nesta edição foi regionalizado.
O Professor do Colégio Martin Luther, de Estrela, Cristiano Egon Leonhardt, chegou com a turma por volta das 14 horas no Colégio Mauá, e celebrou a possibilidade de poder novamente participar de uma integração entre os estudantes. “O legal disso tudo é que cada escola tem a oportunidade de mostrar seu trabalho para outras escolas e ter uma vivência em conjunto, pois à tarde teremos ensaio de grande orquestra, então todos os alunos, de todas as escolas vão tocar duas músicas em conjunto. É legal, após três anos sem evento, a gente poder ter essa oportunidade de celebrar a música”.
LEIA TAMBÉM: Gaveta Bar e Cazco Lab retomam o Ensaio Aberto em Santa Cruz
Publicidade
Estudante do oitavo ano do Colégio Mauá, Gabriel Haas Pozzebon, de 14 anos, irá tocar bateria no evento. Ele conta que leva a música como um hobby, no qual se dedica já há vários anos. “Música é algo que a gente sente, e é muito bom tocar bateria. Eu toco bateria já há cinco anos, e foi surgindo cada vez mais a paixão por tocar, e eu senti que era o que eu queria fazer. Espero que a apresentação seja boa e tenha bastante gente”.
Escolas participantes do Encontro de Conjuntos Instrumentais
- Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul
- Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires
- Colégio Martin Luther, de Estrela
- Colégio Sinodal Conventos, de Lajeado
- Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado
- Colégio Teutônia, de Teutônia
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade