Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 19, a secretária de Saúde de Vera Cruz, Liseana Palma Flores, anunciou que o município tem mais um caso suspeito de coronavírus. Ao todo são dois casos, sendo que o primeiro foi anunciado nessa quarta-feira, 18.
Desta vez, trata-se de um homem de 40 anos, que reside no interior de Vera Cruz. Ele está sendo monitorado por médicos e pela equipe de Vigilância Epidemiológica. “O estado de saúde dele é bom, mas ele encontra-se em isolamento domiciliar, assim como a família. Hoje recolhemos a amostra e encaminhamos para exame que confirmará ou não a doença.”
A secretária explica que o homem teve contato, em Porto Alegre, com uma pessoa que teve contato com outra que retornou da Itália. “Ele teve febre, dor de garganta, diarreia e coriza. ”
Publicidade
LEIA MAIS: Vera Cruz registra primeiro caso suspeito de coronavírus
Município está preparado
Liseana comenta que o município está preparado para atender à demanda. Algumas medidas foram adotadas, como por exemplo para pessoas que tenham 60 anos ou mais, as quais devem agendar consultas por telefone. “As marcações serão feitas em horários de pouco movimento para evitar o menor contato possível.”
Também foram canceladas as consultas eletivas. “Atendemos apenas urgências e pacientes com problemas respiratórios.” As receitas de uso contínuo terão validade de 12 meses, as controladas de seis meses e a dispensação de medicamento na farmácia da prefeitura é feita para 60 dias. “Também suspendemos as atividades de aglomeração e as visitas dos agentes de saúde.”
Publicidade
Na próxima segunda-feira, 23, o posto de saúde central passa a atender até as 19h30. “Das 16h30 às 19h30 estaremos recebendo pacientes com sintomas respiratórios.” Ela ainda orienta que pessoas que tenham tido contato com alguém do exterior ou com pessoas de cidades que tenham casos confirmados, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, devem entrar em contato com a secretaria para que a coleta de material seja feita em casa. O telefone de contato é o (51) 3718-1327.
Ainda na próxima semana, a ideia é disponibilizar linhas telefônicas para que as pessoas possam buscar informações sobre atendimentos na saúde e também esclarecimentos sobre o coronavírus.
Colaboração da jornalista Maria Regina Eichenberg, da Rádio Gazeta FM 107.9
LEIA TAMBÉM: Pantano Grande registra primeiro caso suspeito de coronavírus
Publicidade