Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cultura

Programação vai marcar os 99 anos de existência da Sociedade União

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Vitória da Escola de Samba Acadêmicos do União no Carnaval de Santa Cruz de 2016. Agremiação foi criada na década de 1950

Nesta sexta-feira, 1° de julho, a Sociedade Cultural e Beneficente União completa 99 anos de existência. A entidade sem fins lucrativos foi criada para preservar e divulgar a cultura popular afro-brasileira em Santa Cruz do Sul. Por isso, um evento de celebração irá ocorrer no dia do aniversário. Às 17 horas será realizada formalmente a doação de itens históricos da entidade ao Museu Estadual Júlio de Castilhos, com a presença da diretora do museu, Doris Couto. Depois, um documentário sobre a história do clube deve ser exibido, além da apresentação do plano estratégico da gestão atual.

Já no dia 9 de julho, a partir das 20h30, será realizado um jantar comemorativo alusivo ao aniversário, com apresentação da dupla Lito e Valdeci. O cardápio terá como entrada caldinho de feijão à moda do chef com farofa. O prato principal será carne de porco ao molho barbecue e molho de pimenta, galeto, salsichão, arroz branco e à grega, massa, molho à bolonhesa, maionese e saladas verdes. O valor é de R$ 35,00 para sócios e R$ 40,00 para não sócios. Os cartões podem ser adquiridos com a diretoria do clube pelos telefones (51) 99126 3699 e (55) 99685 4473.

LEIA TAMBÉM: Agentes culturais de Santa Cruz avaliam retomada do setor no pós-pandemia

Publicidade

O clube foi fundado em 1º de julho de 1923 por João Antonio Lopes, Olmiro Bastos, José Garibaldi Filho, Francelino Garibaldi, Agenor Garibaldi e Manuel Flores. O objetivo era proporcionar à comunidade negra um espaço para diversão e fomento das raízes afro-brasileiras por meio de atividades culturais, artísticas, recreativas e esportivas. Uma das maiores ações do grupo foi realizada ainda na década de 1950, com a criação da Escola de Samba Acadêmicos do União, que mantém as atividades até hoje. A sociedade promove diversas oficinas, seminários e debates, além de ações socioeducativas.

LEIA TAMBÉM: II Ciranda Afro-Cultural resgata a história do Uniãozinho

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.