Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Atividade no campo precisa continuar: “A gente não para nunca”, diz produtor

Foto: Alencar da Rosa

Cleoni e Olíbio: sem pensar em interromper o trabalho diário com o rebanho de 26 vacas holandesas em Linha João Alves

As 26 vacas em lactação da raça holandesa, da propriedade do casal Olíbio e Cleoni Agnes, em Linha João Alves, têm duas horas por dia para dar leite. Por volta das 7 horas e às 18 horas, todos os dias, elas têm que entrar na estrebaria.

Por dia, a produção rende 360 litros, vendidos para a Cooperativa Dália. No trabalho está apenas o casal e quando um dos dois adoece, o outro tem que compensar o serviço. “Se a gente fica muito ruim, ajuda mais na hora da ordenha, depois vai se deitar”, contou Cleoni.

LEIA TAMBÉM: Higiene exige consumo racional da água na região

Publicidade

O “ficar ruim” da agricultora é estar doente mesmo. “A gente não para nunca, a produção de leite nunca termina. Duas vezes por dia estamos aqui para ordenhar as vacas”, justificou Olíbio.

O produtor olha e questiona à reportagem: “Está tão ruim assim?”. Na compreensão deles, a pandemia do novo coronavírus deixaria Santa Cruz do Sul de fora do raio de contaminação.

O casal contempla o futuro com preocupação. A equação preço do leite baixo – R$ 1,24 –, mais a estiagem que castigou as pastagens e forrageiras que ajudam a alimentar o rebanho, parece representar um prejuízo logo ali na frente. “E se isso der uma crise por causa dessa doença, o que a gente faz? Teremos que continuar”, disse Cleoni.

Publicidade

LEIA MAIS: Coronavírus é um desafio a mais para os feirantes em Santa Cruz

Na sabedoria do interior, o casal Agnes, habituado aos reveses da produção, ora com safra boa, ora com safra minguada, acostumou-se a se reinventar e levantar após cada tombo. “A gente não sabe ao certo no que vai dar ainda, mas acho que vamos conseguir superar, sempre conseguimos”, disse Olíbio.

O sino da Comunidade Católica São Francisco Xavier toca. São 18 horas em ponto e o rebanho precisa ser ordenhado. “Agora a gente tem que trabalhar um pouco”, avisou o produtor, encerrando a conversa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre a Covid-19
Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir
Confira alterações nos serviços em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.