Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Prefeitura vai lançar licitação do Quiosque da Praça em até 60 dias

Foto: Rafaelly Machado

Fechado desde abril, prédio teve a posse retomada pela Prefeitura na última semana

Pouco mais de dois meses após o fechamento do Quiosque da Praça, os vereadores de Santa Cruz aprovaram na noite dessa segunda-feira, 20, o projeto de lei que estabelece as regras para a nova concessão de um dos pontos mais tradicionais do município. A previsão da Prefeitura é lançar a licitação em no máximo 60 dias.

LEIA MAIS: Vereadores aprovam nova concessão do Quiosque da Praça

O empreendimento estava sob outra concessão desde novembro de 2004, quando um contrato de 20 anos foi assinado pelo então prefeito Sérgio Moraes com a empresa Restaurante Quiosque da Praça e Choperia Baumgarten. Em setembro do ano passado, no entanto, a Prefeitura, que é a proprietária do imóvel, ajuizou uma ação de reintegração de posse por conta de dívidas de aluguel que somavam mais de R$ 1 milhão. Com isso, o atendimento no restaurante foi interrompido no início de abril. A posse do prédio só foi retomada de fato na semana passada.

Publicidade

O novo projeto prevê a concessão de todo o complexo, que inclui, além do prédio principal de dois pavimentos, a área da sorveteria. Ao todo, são quase 1,6 mil metros quadrados. A principal novidade em relação ao contrato anterior é que o texto autoriza a exploração do imóvel, mediante pagamento de aluguel, para “execução de atividades gastronômicas, culturais e/ou turísticas”. Até hoje, o espaço sempre foi usado apenas como restaurante e local de eventos particulares.

LEIA MAIS: Futuro para o Quiosque: projeto para nova licitação é encaminhado à Câmara

A aprovação se deu por unanimidade. Única a se manifestar sobre o assunto na tribuna, a vereadora Nicole Weber (PTB) exaltou a importância do Quiosque na história recente do município e cobrou que o processo licitatório seja encaminhado logo, ao contrário do que ocorreu com o restaurante do Parque da Cruz, cuja obra foi finalizada no ano passado e até agora não foi inaugurado. “É um lugar muito querido e que não pode se transformar em um elefante branco”, alegou.

Publicidade

No ano passado, a prefeita Helena Hermany (PP) chegou a cogitar publicamente a venda do prédio, a exemplo do que ocorreu com a antiga sede da Secretaria Municipal da Fazenda. Já em maio deste ano, pouco depois do fechamento do restaurante, defendeu uma concessão mais ampla, que permitisse também um aproveitamento turístico do lugar e valorização das culturas e tradições locais. A única restrição prevista no projeto envolve “atividades amorais, político-partidárias e religiosas”.

LEIA TAMBÉM: Edital do Parque da Cruz sai neste semestre

Responsabilidades

O contrato será por até 30 anos e o concessionário poderá ter que realizar reformas no prédio nos primeiros quatro meses, se for identificada a necessidade pela Prefeitura. Nesse caso, o custo das reformas poderá ser abatido do valor do contrato. A concessionária também será responsável pelas despesas decorrentes do consumo de energia elétrica, água, telefone, manutenção e limpeza, e ficará proibida de transferir, ceder, locar ou sub-locar o imóvel sem prévia autorização do Município. Outros detalhes serão definidos apenas no edital.

Publicidade

Essa é a segunda concessão encaminhada pelo governo Helena. A primeira foi a do Parque da Cruz, cujo edital deve ser lançado nas próximas semanas e será o primeiro parque público do município gerido pela iniciativa privada. O Palacinho também pretende adotar o modelo de concessão para o espaço Bierhaus, que fica no interior do Parque da Oktoberfest.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que vai acontecer com a sorveteria do Quiosque

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.