O belo dia de sol e céu limpo que fez na terça-feira, 14, favoreceu a realização do primeiro Acampamento Literário da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul. O trabalho foi uma iniciativa do professor Murilo Konzen, da disciplina de Língua Portuguesa.
Cada uma das seis turmas de terceiro ano montou um acampamento com uma temática e as apresentações ocorreram durante manhã e tarde. Konzen explicou que a ideia surgiu após perceber a dificuldade dos estudantes em realmente gostar de ler.
“Criei o projeto Doses Literárias, em que os alunos têm a oportunidade de ler um livro do desejo deles. Junto desse projeto surgiu o acampamento, uma oportunidade para eles apresentarem os diferentes gêneros literários.”
Murilo Konzen, professor de Língua PortuguesaPublicidade
LEIA TAMBÉM: Duas creches municipais vão funcionar em regime de plantão nesta sexta-feira
As barracas montadas foram de temas variados, como comédia, ficção, suspense e literatura infantojuvenil, entre outros. Como as turmas envolvidas estão saindo do Ensino Médio e, consequentemente, nos preparativos para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Konzen destaca a importância da atenção à literatura, já que muitas provas pedem leituras obrigatórias.
“Eu não posso chegar obrigando o aluno a ler Machado de Assis. Primeiro, preciso resgatar esse aluno, ele tem que entender o quanto é importante ler e o quanto a leitura faz diferença na vida. Ele precisa ser cativado, até começar a ler as obrigatórias. Mas sempre lembrando que vai ajudar muito esse tipo de atividade, porque traz repertório para a redação do Enem, por exemplo”, disse Konzen.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto usa peça teatral para promover educação ambiental nas escolas
Um próximo Acampamento Literário já é planejado, devido ao sucesso do evento. Segundo a diretora da escola, Janaína Venzon, o projeto veio para resgatar o que estava adormecido durante a pandemia. “Buscar o conhecimento dos livros, saber que existem vários tipos de literatura: isso só faz com que os estudantes tenham cada vez mais vontade de viajar pelo mundo da leitura”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Escola Nossa Senhora da Esperança inaugura rádio escolar
Publicidade
Barraca do suspense teve até cena de crime
Outro grupo, da turma 3F, escolheu o tema suspense. Na barraca tinha até uma cena de crime, com elementos importantes para uma investigação. Vestindo um jaleco de perita, a estudante Camila Luedtke, de 17 anos, detalhou o trabalho. “Suspense é um gênero muito legal, tu entra na história, tu te sentes ali. Procuramos trazer isso para dentro da nossa barraca. Montamos um crime que aconteceu em uma escola.”
Camila completa que o livro escolhido para estar representado na cena foi o Um de nós está mentindo, de Karen McManus. Durante a visita dos alunos de outras turmas, o grupo mostrou livros de suspense e pistas. “Todos os meninos daqui têm algo que pode revelar o assassino, a ideia é descobrir quem é”, explicou Camila.
LEIA TAMBÉM: Ministro da Educação diz que recuperação da aprendizagem é o principal desafio
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!