As penalidades definiram o jogo entre Pelotas e Avenida, disputado na tarde deste domingo, 5, na Boca do Lobo, em Pelotas, pela antepenúltima rodada da fase de classificação do Gauchão A2.
O Avenida perdeu a chance que teve de abrir o placar: Tadeu acertou a trave ao cobrar a penalidade. E o Pelotas venceu a partida com um gol de pênalti convertido por Itaqui. Mesmo tendo dominado o primeiro tempo, o Periquito teve o lateral Raphael expulso na segunda etapa, e acabou perdendo o jogo por 1 a 0.
Apesar da derrota, a primeira sob o comando do técnico Márcio Nunes, o Periquito segue na zona de classificação, na quarta posição, e tem jogo decisivo em casa no meio da semana, contra o São Paulo, de Rio Grande, e pode, com o apoio de seu torcedor, garantir a classificação para o mata-mata.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Avenida fez um grande primeiro tempo em Pelotas. Na Boca do Lobo, o Periquito não se intimidou, e só não abriu o placar em virtude do pênalti perdido por Tadeu, e por intervenções importantes do goleiro áureo-cerúleo.
O Avenida foi para cima do adversário nos minutos iniciais, e pressionou o Pelotas. Aos seis minutos, o Periquito teve grande chance quando o lateral Raphael entrou na área pela esquerda para finalizar, mas o chute ficou sobre o goleiro Luiz Henrique, que evitou o primeiro gol.
A única vez que chegou perto de marcar no primeiro tempo foi em um escanteio onde Chico lançou a bola fechada pro gol e o goleiro Rodrigo saltou para espalmar para escanteio.
Publicidade
Aos 28, Arisson recebeu a bola fora da área e chutou para o gol. A bola bateu no braço do volante Darlã, do Pelotas, que estava dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Seria a oportunidade para o Avenida passar na frente e colocar justiça no placar. Mas Tadeu cobrou a bola na trave. Ela foi no canto esquerdo, na parte inferior, e para a sorte do Pelotas, o Avenida perdeu a chance de sair na frente.
Ainda na primeira etapa, o Periquito finalizou com Carrilho, aos 39, e aos 46, Dandan cobrou escanteio fechado e quase marcou gol olímpico, mas a zaga do Pelotas tirou quase sobre a linha, em um primeiro tempo onde o Avenida comandou as jogadas de ataque, mas não consegui sair na frente.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O Pelotas voltou mais ofensivo e apertou mais a defesa alviverde no reinício da partida. Aos 12 minutos em um contra-ataque, o lateral Raphael, do Avenida, fez falta sobre Chico e tomou o cartão amarelo. Como já havia levado cartão no primeiro tempo, o Avenida teve seu jogador expulso.
Márcio Nunes mudou o time: saíram Tadeu, Arisson e Totto, entraram Leo Bahia, Xandy e Fernando, e o Avenida remontou seu esquema para enfrentar o restante da partida. Ayala entrou no lugar de Dandan aos 24 minutos, para reforçar o ataque do Avenida.
O goleiro Rodrigo começou a aparecer mais no jogo com a pressão do time da casa. Aos 28, ele fez outra boa defesa em uma arrancada de Chico pelo meio de campo, com finalização de canhota na frente da área.
Publicidade
Aos 34, o Pelotas teve um pênalti a seu favor. Após um escanteio da esquerda que o goleiro Rodrigo espalmou, João Vitor ficou com a bola e tentou o drible sobre Lucas Lopes, do Avenida. O jogador do Pelotas caiu na disputa e o árbitro Igor Irving Balke marcou a penalidade. Itaqui cobrou no canto, Rodrigo quase defendeu, mas a bola morreu no fundo da rede, deixando o Pelotas na frente.
Com um jogador a menos, o Avenida não teve forças para buscar o gol de empate, mas mesmo com a derrota, o Periquito se mantém na zona de classificação para a próxima fase. O Avenida tem 17 pontos, na quarta colocação. O Pelotas assumiu a vice-liderança do Grupo B, com 21 pontos. O Santa Cruz é líder, e o Lajeadense, que empatou com o São Gabriel em 1 a 1 neste domingo, 5, caiu para terceiro, com 18 pontos.
A próxima rodada será importantíssima para o Avenida buscar a classificação. O Periquito recebe o São Paulo, de Rio Grande, nos Eucaliptos, em Santa Cruz. O jogo está marcado pela FGF para quinta-feira, 9, 15 horas.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO A2 12ª RODADA
PELOTAS 1 x 0 AVENIDA
Local: Estádio Boca do Lobo, Pelotas-RS
Data e Hora: 05/06, 15 horas
Arbitragem: Igor Irving Balke, auxiliado por Douglas Israel Paulo Vidarte e Luiz Paulo Duarte Rodrigues
Cartões amarelos: Darlã, Jardel, Vavá, Cambuci e Otávio (Pelotas); Totto e Raphael (Avenida)
Cartão vermelho: Raphael (Avenida)
Gol: Itaqui, aos 35min/2º (Pelotas)
PELOTAS
Luiz Henrique; Maicon (Léo Gaúcho), Cambuci, Vavá e Otávio; Darlã, Jardel, Eliomar (Itaqui) e Chico (Pinhal); Jarro e Caíque (Geovane)
Técnico: Badico
AVENIDA
Rodrigo; Lucas Lopes, Micael, Jessé e Raphael; Totto (Fernando), Jhonata, Rafael Carrilho e Arisson (Xandy); Dandan (Ayala) e Tadeu (Leo Bahia)
Técnico: Márcio Nunes
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!