Um dos eventos mais aguardados e populares no passado de Santa Cruz foi a Festa dos Viajantes. As comemorações remontam ao início na década de 1930 e se estenderam até os anos 50.
O desfile pelas ruas do Centro era uma das atrações. Após, o cortejo seguia até a sede do Schützenverein (Sociedade de Tiro), onde hoje é o Colégio Mauá. Ali havia música, baile e churrasco. Com o tempo, também passaram a promover banquetes no Clube União.
A festança acontecia em outubro. A abertura do desfile era feita pelos Musterreiter, os tradicionais caixeiros-viajantes que percorriam o interior no lombo de burros. Também participavam os carroceiros e os automóveis (sinônimo do progresso da época).
Publicidade
Nos encontros, a turma falava das aventuras das viagens, das condições das estradas e davam muitas gargalhadas com os causos e anedotas. O leitor Décio Lau nos enviou duas fotos da Festa dos Viajantes. Uma do banquete no Clube União e outra da descontração no campo dos atiradores.
VEJA MAIS TEXTOS DO COLUNISTA JOSÉ BOROWSKY
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade