Maio é o mês escolhido para representar a luta pela diminuição de acidentes no trânsito. Surgiu assim em 2014 o movimento Maio Amarelo, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
O Expresso Sinimbu tradicionalmente promove ações internas para marcar a data. Neste ano, como o tema do movimento é “Juntos Salvamos Vidas”, as iniciativas foram ampliadas, atingindo também os usuários e a comunidade como um todo. Segundo o diretor da empresa, Ernani Edgar Kahmann, o Sinimbu tem como missão realizar o transporte de passageiros com segurança. “Por isso, este mês é muito especial para nós, e estamos promovendo ações para mostrar que a responsabilidade por um trânsito seguro é de todos os envolvidos no processo: motoristas, ciclistas, passageiros e pedestres”, explica.
LEIA MAIS: Simulação de acidente busca conscientizar motoristas sobre os perigos do trânsito
Publicidade
Com a proposta de ampliar a discussão sobre a segurança no trânsito, ações ocorrem em escolas onde o Expresso Sinimbu realiza o transporte de muitas crianças. Em parceria com os diretores e professores, palestras são proferidas onde se apresenta o movimento para os alunos e orienta-se os mesmos a praticarem ações de segurança para evitarem acidentes. “Entendemos que segurança no trânsito é um assunto que deve ser abordado desde cedo, pois a partir do momento em que estamos na posição de pedestres e passageiros, mesmo que pequenos, já exercemos influência sobre o trânsito. As crianças e os adolescentes de hoje serão os nossos motoristas de amanhã, e desejamos que eles sejam condutores conscientes e responsáveis”, afirma Kahmann.
Os alunos recebem também panfletos com dicas de segurança no trânsito para que possam ler e compartilhar com os familiares. O material foi elaborado internamente com orientações destinadas a todos os envolvidos para um transporte seguro. Já foram visitadas as instituições Emef Espírito Santo, de Banhado Grande, em Gramado Xavier; Emef Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno; Emef Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, em Sinimbu; Emef Nossa Senhora da Glória, Eeem Frederico Kops e Emef Guararapes, as três também em Sinimbu.
LEIA MAIS: Maio Amarelo: associação alerta para riscos do celular ao volante
Publicidade
Atividades direcionadas aos passageiros
Outra atividade realizada é a entrega dos panfletos por uma equipe do Expresso Sinimbu aos passageiros que utilizam os ônibus no transporte ao trabalho, através do serviço de fretamento para empresas parceiras. “Ao propormos esta ação aos nossos clientes, todos foram de imediato muito receptivos, pois entendem a importância da conscientização com a segurança no trânsito”, ressalta o diretor do Expresso Sinimbu. Em algumas empresas estão sendo realizados bate-papos com os colaboradores sobre o tema.
Além disso, ambientes do Expresso Sinimbu foram decorados com balões e materiais alusivos ao movimento e todos os colaboradores receberam laços amarelos para usarem junto aos uniformes ao longo do mês. Paralelo a isso, todos os ônibus da frota receberam adesivos com a orientação aos passageiros para que utilizem a campainha ao solicitar sua parada, evitando a locomoção do passageiro e a conversa com o motorista enquanto o veículo está em movimento.
A empresa tem recebido equipe da Guarda Municipal de Santa Cruz para bate-papo com os colaboradores. “O investimento em capacitações é fácil de ser calculado. Mas o impacto de um possível sinistro muitas vezes é imensurável. Por isso, sempre investimos na capacitação de nossa equipe”, destaca o diretor do Expresso Sinimbu.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Maio Amarelo: Santa Cruz recebe ações de conscientização sobre o trânsito
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade