A atual safra do pinhão, iniciada no dia 15 de abril, apresenta expectativas favoráveis para o ano de 2022. Conforme o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Soledade, Vivairo Zago, a produção está sendo melhor que a do ano passado, aumentando em cerca de 20% em relação à safra anterior. “Estamos no auge da colheita. Com o frio o consumo de pinhão aumenta. Este clima chama para o consumo desta semente”, destaca.
Em nossa região, um dos municípios que tem uma expressiva produção da semente, e também considerada a terra do pinhão, com sua tradicional festa, Passa Sete, conforme a extensionista e chefe do escritório municipal da Emater, Marly Todendi, o pinhão está tendo uma produção melhor que a do último ano. Conforme ela, o produto está sendo vendido em sua grande maioria diretamente com o comprador e também na Feira do Produtor. “No município temos oito produtores que comercializam na feira e de porta em porta. O preço da semente nesta safra varia de 7 a 8 reais o quilo”, aponta.
Conforme a produtora de pinhão da localidade de Botucaraí, Passa Sete, Gerusa Berto Rech, a atual safra tende a ter uma produção consideravelmente boa, principalmente pela qualidade do produto. “A gente só tem o pinhão branco para colher agora. As outras variedades já foram colhidas. Acho que vai render cerca de 600 quilos nesta safra. É um ano muito bom de pinhão, pois ele é uma semente graúda e com a pinha bem parelha”, salienta.
Publicidade
Gerusa comercializa a semente juntamente com sua família há cerca de nove anos, sendo que possuem na propriedade cerca de 50 araucárias. Quem quiser adquirir o pinhão pode entrar em contato com a família através do telefone WhatsApp (51) 9.9627-9871 ou ainda fazer uma visita na Feira do Produtor em Passa Sete.
LEIA TAMBÉM: Benefício previdenciário rural completa 50 anos no Estado
Conforme informações da Emater Regional de Soledade, há um alerta quanto a queda na produção da semente para os próximos anos, devido a cruel realidade da derrubada de muitos pinheiros para uso da madeira em alguns municípios da região, de forma clandestina, ou mesmo licenciados, o que está diminuindo drasticamente a produção de pinhão.
Publicidade
Erroneamente alguns produtores eliminam as plantas masculinas (que não produzem pinhão), no entanto, elas são essenciais para a polinização e manutenção da produção de pinhão das plantas femininas, portanto a tendência é a redução de produção no futuro.
Na área de abrangência da Emater/RS-Ascar Regional, oito municípios tem o pinhão com certa expressão econômica social, sendo eles: Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Itapuca, Fontoura Xavier, São José do Herval, Passa Sete, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!