A instalação do Parque de Inovação e Tecnologia no Distrito Industrial, uma das metas previstas no plano de governo da atual gestão, está tomando forma. A prefeita Helena Hermany, assinou nesta quinta-feira, 26, projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores para que o município possa fazer uso de um imóvel como pagamento parcial à desapropriação de outro, de propriedade da empresa BBF Participações e Empreendimentos Ltda. O ato ocorreu em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e diversas lideranças do meio empresarial.
O objetivo da instalação do parque, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, é fornecer espaço físico adequado para pesquisas e desenvolvimento de novos processos e tecnologias, bem como a cooperação entre instituições e empresas dos mais diversos portes. Ele fez questão de ressaltar que esta é uma das maiores metas da secretaria e que está sendo cumprida em apenas um ano e meio de governo e falou da grandiosidade do projeto. “Será o segundo maior parque tecnológico do Estado administrado por um município”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe R$ 1,8 milhão do pré-sal para investimentos
Publicidade
Segundo Martins, sozinho o poder público não conseguirá nenhuma ação que dê resultados concretos. Para tanto, ele afirma que é necessária a convergência entre iniciativa privada, poder público, sociedade civil organizada e instituições de ensino. “Vamos fazer com que Santa Cruz do Sul seja destaque em inovação e tecnologia”, provocou, destacando ainda a força do setor. “No ano passado, R$ 23 bilhões foram faturados no Estado por empresas de inovação e tecnologia”.
A prefeita falou em sinergia e disse que o projeto será um sucesso com a participação da comunidade. “As coisas acontecem quando o poder público caminha junto com as entidades, parceiros e comunidade”. Ela ressaltou a localização privilegiada do imóvel, situado na Zona Sul do município, próximo a comunidades que poderão contar com acesso facilitado ao Banco do Povo e ao Balcão do Empreendedor para começar pequenos negócios e assim alcançarem a emancipação. Helena também fez questão de agradecer ao proprietário do imóvel que será desapropriado, pela excelente negociação com o município. “Mostrou espírito de comunidade e de parceria”.
LEIA TAMBÉM: Distrito Industrial de Santa Cruz terá berçário tecnológico
Publicidade
Durante a cerimônia, autoridades e convidados puderam acompanhar a exibição de um vídeo com alguns detalhes do projeto. De fácil acesso, situado bem no coração do Distrito Industrial, o prédio que será utilizado para abrigar o parque tem 2 mil metros quadrados de área construída, com auditório e espaços para coworking, startups e empresas, podendo receber aproximadamente 40 empreendimentos. Deverá receber também uma extensão do Balcão do Empreendedor e do Banco do Povo.
No entendimento de um dos diretores da ACI, Eduardo Bitencourt, a instalação de um parque de inovação e tecnologia tem potencial para ser um marco na economia de Santa Cruz, com inúmeros reflexos nos próximos anos. “O futuro nos parece muito interessante com esta movimentação que começa hoje. A gente vê o quanto estas empresas movimentam com relação a investimentos e capital intelectual. E não é apenas a questão econômica, mas o aspecto social desta iniciativa que visa auxiliar empresas que buscam estrutura para se instalar. É realmente um passo muito grande que o município está dando”, avaliou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!