Lábios carnudos, pele lisinha, seios empinados, bumbum durinho e medidas de modelo. Basta acompanhar blogueiras e influencers, ligar a TV, folhear as revistas ou observar os outdoors para perceber muitos padrões de beleza que vêm sendo impostos e que, muitas vezes, podem ser inalcançáveis. Com isso, muitas mulheres e homens se sujeitam a procedimentos estéticos, que, por vezes, nem sempre conseguem promover a transformação desejada. Pelo contrário, podem deixar as pessoas com um aspecto artificial.
Mas o conceito de beleza é muito maior do que se imagina. Estar satisfeito com a própria aparência significa, acima de tudo, satisfação com a vida e consigo mesmo. E o ramo da estética também se renova para acompanhar essa tendência. Por conta disso, Ariane Novello, especialista em estética consciente, ajuda a entender melhor o que é este novo momento para o mercado da beleza. Confira:
O que significa estética consciente?
“É algo que tem a ver com valorizar as diferenças de cada um de nós. Cada pessoa tem as suas particularidades, seu jeito de ser e seus traços imperfeitos que se tornam tão perfeitos na singularidade. Estética consciente é um termo utilizado para que possamos falar sobre a conscientização acerca dos padrões de beleza e a valorização do que é puramente belo em cada pessoa. Trouxemos esse o conceito para nossa clínica com o objetivo de estimular a reflexão de que não precisamos mudar tudo em nós, e nos transformarmos em outra pessoa para nos sentirmos bonitas. Podemos sim, desfrutar dos procedimentos estéticos, da tecnologia e do desenvolvimento do mercado da estética, mas sempre considerando aquilo que faz sentido para a beleza, que valorize a autenticidade de cada ser humano. Estamos falando sobre uma estética sem exageros, destacando as diferenças como pontos positivos. Esse é o nosso novo conceito: um olhar para a sua mais pura beleza.
O que tu achas que incentivou todas essas mudanças no olhar sobre a beleza?
“Estamos cercados de um mundo cheio de padrões, somos impactados por imagens de pessoas com traços perfeitos como se fossem manequins, na maioria todos iguais. Há uma cobrança social para que todos tenhamos o corpo 36, o cabelo sem fios rebeldes, a boca grande, o nariz fino, e por aí em diante. Acredito que nos últimos dois anos tivemos quase um convite para reestruturar nossos padrões. Por conta do momento que passamos com a pandemia mundial, fomos obrigados a olhar ainda mais para dentro de nós. Ficamos mais sozinhos, refletimos e penso que nos reconectamos com o que temos de essência no nosso ser. Acredito que tudo isso refletiu em como queremos nos expressar para o mundo, como queremos influenciar o mundo e o que queremos de referência também.
Estética consciente quer dizer tomar consciência daquilo que estamos fazendo. Ou seja, se o procedimento que estou fazendo é para mim ou se estou fazendo porque todo mundo está fazendo. É olhar antes para dentro de si e depois expressar isso no externo, na estética.”
Nessa fase de mudanças, que mensagem tu gostaria de passar?
“No momento em que entendermos que todas as pessoas têm traços, sentimentos e personalidades completamente diferentes, enxergaremos com mais naturalidade a beleza presente em cada um. Afinal, a beleza vem do íntimo, do que é puro em cada um de nós. E a estética consciente é sobre isso, é um convite sobre este novo olhar para a beleza. De nada adiantará fazermos procedimentos estéticos se não olharmos para o que é único em nós. Estética e autoconhecimento não são inimigos, nunca foram. Só conseguimos refletir no externo aquilo que está dentro, e por isso é tão importante se reconhecer, se olhar com carinho e se perceber antes de qualquer procedimento. A estética é como uma expressão de toda a potência que você já descobriu em você.”
Saiba mais
Ariane Novello, 36 anos, é uma apaixonada pelo que faz. Descobriu na união do seu conhecimento em psicologia da autoimagem a micropigmentação, um método para ressignificar de forma profunda a autoestima de seus clientes. É especialista em micropigmentação, correção e neutralização de sobrancelhas, com ênfase em visagismo. Tem formação na Royal Artist da PhiBrows Academy, a maior academia de microblading do mundo. É membro do Haut Team, o time de Experts da Haut Technology, além de ser uma das únicas professoras habilitadas com o método Haut Alchemist no Rio Grande do Sul.
Com 17 anos de atuação na área da micropigmentação e mais de 15 certificações internacionais, foi diversas vezes premiada. Possui duas clínicas, uma em Santa Cruz do Sul e outra em Lajeado, e já transformou mais de 10 mil vidas através da sua arte.
Conheça a clínica, seus serviços, novidades e promoções pelo Instagram @clinicaarianenovello ou fale direto com a central de atendimento pelo telefone (51) 98161 8645.