Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESENVOLVIMENTO RURAL

Abertura da colheita da noz-pecã ocorre em Encruzilhada

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Cultivo no município é recente, com poucas áreas já em produção, mas boas expectativas

Com 470 hectares plantados e 55 em início de produção, o município de Encruzilhada sediará a 4ª Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecan na sexta-feira, 13. O evento ocorrerá no Rancho das Águas, em torno de um quilômetro após o Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz, no Corredor do Meio. A programação inicia-se às 9 horas, com estações técnicas e mostras de produtos da pecanicultura. A solenidade de abertura, com a participação de autoridades, ocorrerá às 11 horas.

O evento é organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e Prefeitura de Encruzilhada do Sul, com o apoio da Embrapa, Emater e do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Estado é o maior produtor de noz-pecã no Brasil, com cerca de 70% da produção. Entre os municípios, Cachoeira do Sul é o maior produtor no País, com mais de mil hectares plantados, e onde está localizado o maior pomar privado da América Latina, com 700 hectares.

LEIA TAMBÉM: Colheita da noz-pecã deverá chegar a 20 toneladas em Santa Cruz

Publicidade

O cultivo em Encruzilhada do Sul ainda é recente, com poucas áreas já em produção. O secretário de Agropecuária, Marco Antônio dos Santos, explica que a maioria dos pomares é de investidores procedentes de outros municípios. Em apenas uma propriedade há 150 hectares, com estrutura de irrigação em parte da área.

A colheita em Encruzilhada começou na semana retrasada, com expectativa de totalizar entre 15 e 20 toneladas nesta safra. O secretário de Agropecuária explica que os pomares levam oito anos para atingir a produção plena. Como praticamente todo o plantio ainda é jovem, o volume não é muito expressivo. A maior parte da colheita atende o mercado interno, mas Santos observa que o IBPecan desenvolve ações com o Ministério da Agricultura para facilitar as exportações, principalmente para o cumprimento da legislação sanitária.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul deverá colher maior safra de noz-pecã da história

Publicidade

Confira a programação de sexta

  • Das 8 às 9 horas: recepção na propriedade, pela anfitriã, engenheira agrônoma Marlei Cristina Pranke
  • Das 9 às 10 horas: painel sobre a qualidade da noz-pecã, com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Roberto Martins
  • Das 10 às 11 horas: painel sobre a implantação de pomares, atividade a cargo da Emater
  • Das 11 horas ao meio-dia: painel sobre a irrigação de pomares, sob responsabilidade do IBPecan
  • Do meio-dia às 14 horas: solenidade de abertura, organizada pelo governo do Estado
  • Das 14 às 17 horas: visita técnica ao pomar: Cuidados gerais, com a equipe técnica do evento.

LEIA MAIS: Área plantada de noz-pecã chega a 85 hectares em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.