Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INICIATIVA

Emef Dona Leopoldina recebe a primeira edição do Troca Solidária

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Uma iniciativa que tem por objetivo conscientizar a população para a preservação do planeta e ao mesmo tempo melhorar a qualidade da alimentação, o Projeto Troca Solidária está de volta. Embora não esteja localizada em uma comunidade carente, a Emef Dona Leopoldina foi a primeira a receber o projeto este ano, em uma ação que ocorreu nessa quinta-feira, 28, com o propósito de educar os alunos para o descarte correto de materiais recicláveis.

Conforme o chefe de Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Mauricio Doptke, foram entregues durante todo o dia aproximadamente 400 quilos de materiais recicláveis, entre papel, papelão, garrafas pet e outros. “Uma família sozinha trouxe 260 quilos de materiais. Fizeram de carro umas duas viagens e levaram de volta pra casa 66 quilos de alimentos”, contou ele. Nos kits feijão, beterraba, brócolis, batata-doce e aipim, produtos em sua maioria adquiridos pela prefeitura de agricultores familiares locais.

LEIA TAMBÉM: Projeto ambiental pretende distribuir até mil composteiras em Santa Cruz

Publicidade

Conforme a diretora da Emef Dona Leopoldina, Daniela Beatriz Henkes, a divulgação do projeto começou há cerca de duas semanas, quando técnicos da Semass foram até a escola explicar a ação. Nos grupos de whatsapp, com os pais dos alunos, a ideia foi reforçada. “A chuva atrapalhou um pouco hoje, mas tivemos um bom resultado. A questão do lixo é trabalhada durante o ano em sala de aula, inclusive em julho temos uma gincana e os alunos trazem óleo e materiais recicláveis. Foi com a venda desses materiais que compramos uma mesa de pingue pongue”, disse.

Lançado em 2021 como um projeto-piloto, a ideia do Troca Solidária funcionou tão bem que um cronograma já está fechado até maio do ano que vem para alcançar todas as escolas da rede pública municipal situadas na zona urbana. As próximas duas edições serão dia 19 de maio na Emef Doutor Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand e dia 9 de junho na Emef Duque de Caxias.

LEIA MAIS: Repensar 2022: projeto terá novas ações focadas no meio ambiente

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.