Desde a última quarta-feira, 11, alunos e professores dos cursos de Engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participam da 26ª Baja SAE Brasil, competição que ocorre até domingo, 15, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo. Durante esses dias, a equipe Baja de Galpão vem sendo desafiada a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para tanto, os universitários envolvem-se com o desenvolvimento de um baja (modelo de carro) desde a concepção, projeto detalhado, até construção e testes.
Após o primeiro dia, dedicado às inscrições, a competição valendo pontos iniciou nessa quinta-feira, 12, e a primeira etapa foi vencida com excelência pelos santa-cruzenses. “Passamos pela prova de segurança sem re-check, que são melhorias que, se forem determinadas pelos juízes, geram penalizações para as equipes”, disse Fernando Sansone, professor do curso de Engenharia de Produção e coordenador do projeto Baja. Além dele, outras 19 pessoas, entre docentes e alunos, participam do evento em São Paulo.
LEIA MAIS: Baja de Galpão Unisc se destaca no SAE Brasil em SP
Publicidade
Nessa primeira etapa, os juízes verificaram se o carro foi construído conforme o regulamento, submetendo o veículo a mais de 12 páginas de itens de checagem. “Começamos com o pé direito. Passamos nessa prova sem nenhuma não conformidade com a construção do veículo. Nas provas de avaliação e dinâmica, os juízes elogiaram muito. Isso nos deixa com grande expectativa para a sequência da competição.”
A próxima etapa, nesta sexta-feira, 13, será de apresentação do projeto para uma banca. “Estamos com foco total e rumo ao Mundial”, afirmou o professor em entrevista à Gazeta do Sul. As provas estendem-se até o domingo, 15. Se ficar entre as três primeiras colocadas no final, a equipe Baja de Galpão, da Unisc, garantirá a vaga inédita ao Mundial Baja SAE, a ser disputado de 3 a 6 de junho em Peoria, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Estudantes de Engenharia da Unisc participam do Baja SAE Brasil
Publicidade