O Programa Seja, parte do eixo de prevenção de violência do Pacto Santa Cruz pela Paz, foi lançado na tarde desta segunda-feira, 25, em dois momentos distintos. O primeiro ato, para a rede pública municipal, ocorreu na Emef Frederico Assmann, e o segundo, realizado na sequência, ocorreu na EEEM Willy Carlos Frohlich, com participação da 6ª CRE. Nas plateias alunos, professores, equipes diretivas, servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e autoridades.
A partir de agora as atividades do programa de educação socioemocional, o Seja, terão início dentro das escolas, sem data para terminar. O programa visa o desenvolvimento de habilidades emocionais e de relacionamento para promover a melhora do desempenho escolar, a redução da ansiedade e a prevenção de comportamento violento entre crianças do 1º ao 9º ano. A proposta está baseada em quatro pilares de conhecimento, usados como eixos transversais: educação socioemocional; atenção plena (mindfulness); diálogo colaborativo, justiça restaurativa e comunicação atenta; e empreendedorismo.
Para a presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, o impacto na aplicação do programa é intergeracional e comprovado cientificamente. “O programa não é mais do Instituto Cidade Segura, ele agora é do município de Santa Cruz do Sul, dos professores, dos alunos e das famílias. Os efeitos já serão percebidos em dois a três meses, porém seus reflexos serão sentidos por muitos anos e com certeza passarão de pai para filho”, afirmou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura vai adquirir quase mil chromebooks para alunos do ensino fundamental
Em ambas escolas, o momento mais esperado pela criançada, a chegada do Bento, o cão atento, causou um verdadeiro alvoroço. Ao som do jingle do programa, o simpático mascote dançou e tirou fotos com os alunos e professores. Na Emef Frederico Assmann, a cerimônia teve ainda a participação da aluna Elisa Paulus, da Emef Félix Hoppe, com apresentação de sax e do professor Ornélio Peixoto, que interpretou ao teclado o Hino Nacional. Também participaram do lançamento na escola, alunos da Emei Raio de Sol e da Emef Dona Leopoldina.
Para o secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, o grande mérito do Seja é agregar, condensar e dar um formato às muitas ações em prol de uma cultura de paz, que já são realizadas dentro das escolas. “As escolas já fazem muito, porém são ações localizadas que ficam muitas vezes paradas no tempo. Agora com este programa teremos um caminho para uma ação constante e contínua que nos leve de fato para que alcancemos os resultados desejados”, disse ele.
Publicidade
Nas duas ocasiões o secretário municipal de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, se dirigiu diretamente aos alunos e falou dos objetivos do programa, incitando-os à participação. “Vocês vão aprender muitas coisas legais na sala de aula, lições que vão ajudar vocês no dia a dia a se relacionarem melhor com os amigos, com os pais, professores, irmãos e irmãs”.
LEIA TAMBÉM: Cerca de 200 professores da rede estadual aderem ao Pacto Santa Cruz pela Paz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade