Com a vitória de 1 a 0 sobre o Guarani de Venâncio Aires, na tarde de sábado, 23, em jogo válido pela quarta rodada do Gauchão A2, o Avenida entrou de vez no campeonato. Após a sua primeira vitória na competição, depois de uma derrota e dois empates, ainda sem contar a pontuação dos jogos do domingo, 24, o Periquito figurou pela primeira vez no G4, alcançando a quarta posição, e caso vença na próxima rodada, pode entrar de vez na zona de classificação.
Para o treinador alviverde, Rodrigo Bandeira, a primeira vitória foi simbólica para mudar o espírito da equipe na competição. Segundo o técnico do Avenida, o time está em um processo de construção para aliar a qualidade com a pegada que a competição precisa. O clube integrou jogadores em seu elenco poucos dias antes do início da Divisão de Acesso, o que atrasou a evolução da equipe, mas os três pontos conquistados no clássico contra o Guarani podem ter sido a chave para mudar o rumo do Periquito na competição.
“A gente precisava ganhar um jogo. Aos pouquinhos estamos construindo alguma coisa, principalmente de espírito. O espírito que a gente teve no segundo tempo, além da qualidade, a gente merecia por causa disso a vitória. Segundona é isso, o adversário tem qualidade, vai evoluir na competição. O importante é ganhar. Tem jogos que são para ganhar, e tem jogos que são para ganhar e jogar bem. A gente jogou bem o segundo tempo e ganhou. Este é o processo“, definiu Rodrigo Bandeira.
Publicidade
No primeiro tempo do jogo do sábado no Estádio dos Eucaliptos, o Guarani teve boas chances de abrir o placar, mas uma nova atitude tomou conta do Periquito no segundo tempo, e a equipe conseguiu o resultado em um golaço de falta de Ayala aos 25 minutos. Após ir para o vestiário empatado em 0 a 0 com o Guarani, o treinador do Avenida ressaltou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, após a partida, a importância das mudanças que deram mais movimentação à equipe na segunda etapa.
“A conversa no vestiário em alguns momentos o tom é alto. Além da orientação tem a cobrança, a informação pra mostrar o que estamos fazendo, o que estamos fazendo errado, onde que a gente pode enfrentar o adversário. E aí as trocas são pra isso, pra gente ter vantagem em setores onde não estamos tendo. O Rafael entrou fazendo uma função tática e mais próximo do que ele está acostumado a fazer, de ser um lateral ofensivo. O Jonathan entrou mais na função dele. A gente conseguiu um pouco mais de equilíbrio, trouxe o Dandan mais pra dentro, pra também ter uma saída rápida e condução, e também atacar as costas dos laterais, e à partir daí, o principal foi que a gente circulou mais a bola, que chegou do lado, com o Alisson, que tem o passe longo, tem a profundidade, a qualidade individual, então a gente conseguiu circular de um lado para o outro, segurou um pouco o Jeferson, pra fazer a gente ter um lateral e um extrema com qualidade de jogo. A bola ficava no Rafael, saía com velocidade com, o Alisson, e a gente conseguiu ficar mais equilibrado, com volume de jogo.”
Presidente acredita na classificação para a próxima fase
Jair Eick, presidente do Esporte Clube Avenida, ressaltou ao fim da partida de sábado, 23, que o Avenida deve receber pelo menos mais dois atletas, que estarão à disposição de Rodrigo Bandeira para atuarem a partir da sexta rodada, quando o Periquito recebe o Inter de Santa Maria no Sábado, dia 30. Antes, o Avenida joga fora de casa contra o São Gabriel, na quarta-feira, dia 27, pela quinta rodada.
Publicidade
O presidente do Avenida valorizou os três pontos conquistados no clássico contra o Guarani nos Eucaliptos. Jair Eick mostrou confiança na equipe e de que seu time ainda tem a evoluir na competição, e estará entre os classificados para a próxima fase após a última rodada da fase de classificação.
“A gente vêm dizendo que é importante ter essa paciência, ainda antes do campeonato, que a gente ia levar umas quatro ou cinco rodada para ajeitar nossa equipe. Infelizmente alguns atletas chegaram na semana da estreia, ainda tem jogador chegando, então essa oscilação vai acontecer. Hoje, o mais importante eram os três pontos“, apontou o dirigente.
Publicidade