Neste fim de semana, ocorre em Santa Cruz do Sul o lançamento da Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Apcolu). A entidade foi idealizada pela médica Denise Müller, que trabalha há alguns anos levando à população informações para evitar a doença. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde lançou uma estratégia global para redução dos índices da doença no País e a associação tem como um dos pilares a divulgação dessas medidas.
Conforme a ginecologista Denise Müller, o câncer de colo uterino é o terceiro câncer em incidência e o quarto que mais tira a vida das mulheres no Brasil – e um câncer que pode ser prevenido com a vacina do HPV. “Se conseguíssemos vacinar as crianças e adolescentes, em 10 anos essa geração poderia ser presenteada com o fato de não ver mulheres adultas sendo levadas embora por essa doença na frequência com que hoje presenciamos”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Erradicação do câncer de colo do útero esbarra na resistência a vacinas e exame
Publicidade
A vacina é segura e está disponível tanto na rede privada quanto no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Outra estratégia contra a doença é a coleta do exame citopatológico do colo uterino. “O que nós queremos é um futuro sem essa doença. O câncer de colo acontece na mulher adulta, mas a prevenção é na infância. A Apcolu quer levar essas informações à população para que todos possam se unir a esta causa. Independente da classe social, todos temos pessoas a quem amamos e a quem queremos cuidar e proteger”, destaca a médica.
A associação reúne pessoas que se uniram com o propósito de mudar a história da doença. A entidade sem fins lucrativos buscará apoio da comunidade e de empresas que queiram fazer parte das ações. Um dos objetivos é ampliar a assistência a pacientes com câncer de colo de útero, oferecendo acesso a tratamentos que não estejam disponíveis pelo sistema de saúde.
Exames para a comunidade
A primeira ação da associação ocorre em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), a partir desta segunda-feira, 25. Na data, inicia o agendamento de coleta de exame citopatológico do colo uterino para mulheres entre 25 a 64 anos, e que estiverem com os exames preventivos em atraso.
Publicidade
As interessadas, moradoras de Santa Cruz do Sul, podem agendar o atendimento pelo Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc no telefone (51) 3717 7480. Já os exames serão realizados de 2 a 6 de maio, quando ocorre a Semana de Prevenção do Câncer de Colo do Útero.
LEIA TAMBÉM: Março Lilás: mês de conscientização sobre o câncer do colo do útero
Outra ação será a vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes que estiverem com calendário vacinal atrasado. A aplicação das doses poderá ser feita em meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. O horário de atendimento será das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas e das 18 às 21 horas, no SIS da Unisc.
Publicidade
Integrantes:
- Denise Müller – presidente
- Roberta Louzada Salvatori – vice-presidente
- Sara Rejane Ribeiro da Rosa – secretária
- Ester Hildegard Reis – tesoureira
- Sandra Elisia Lemoes Iepsen – conselho fiscal
- Voluntárias – Évelin Jensen, Suelen Hertz Flores, Ketlyn Jullieti Corrêa Becker, Deisi Tosetto Amaral e Jessica Paola Oliveira Silva
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade