Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENGENHARIA

Jovens do Centro Serra integram equipe Formula UFSM

Com apenas 22 anos, o sobradinhense Lucas Zago e o ibaramense Matheus Selli Lazzarotto dividem não apenas o gosto pela área mecânica desde à infância, como se veem atuando na área logo adiante. Ou melhor, já atuam. Os jovens integram a equipe Formula UFSM, que surgiu em 2010 com o objetivo de representar a Universidade Federal de Santa Maria na competição nacional da Formula SAE, ligada à Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, entidade organizadora do programa.

Na atualidade fazem parte da Formula UFSM treze estudantes e também professores (Mario Eduardo Santos Martins e Roberto Begnis Hausen, do Curso de Engenharia Mecânica, Fernando Mariano Bayer do Colégio Técnico-Industrial de Santa Maria e Ronaldo Martins Glufke, do Curso de Desenho Industrial), que orientam na projeção, desenvolvimento, testes, até o pleno funcionamento dos veículos monopostos open-wheel do tipo fórmula, com os quais participam de competições, a nível nacional e também mundial.
Dentro da competição da Formula SAE Brasil são avaliados diferentes quesitos técnicos do projeto e também são realizadas provas dinâmicas (Aceleração, Skidpad, Autox e Enduro). Ou seja, essa galera toda coloca a mão na massa para ter um protótipo que apresenta excelente desempenho, enquanto exercita os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Para integrar a equipe neste projeto extracurricular, os estudantes passam por um processo seletivo. Lucas, que está no 6º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação, e Matheus, que está no 5º semestre de Engenharia Mecânica, ingressaram na equipe juntos, em 2019. Hoje Lucas é o capitão, ficando na parte mais organizacional e de gestão de equipe, enquanto Matheus atua como diretor técnico, no auxílio aos projetos e melhorias para o carro. “Desde pequeno já tinha contato com a área, por meu pai ter uma oficina mecânica. Então quando chegou mais próximo de escolher qual curso gostaria de fazer não tive dúvida que seria este. Chegando na faculdade conheci o projeto, no ano seguinte participei da seleção e estou aqui até então. Com isso conseguimos nos preparar melhor para o mercado”, salienta Lazzarotto. Já Lucas, sempre teve interesse na área de eletrônica e na parte automotiva, também por influência do pai. “Procurando qual Universidade escolher vi que na UFSM tinham vários projetos para participar e, quando tive a oportunidade de entrar, ingressei, sendo chefe da Elétrica em 2020 e, desde 2021, capitão da equipe”, salienta.

Publicidade

Lucas e Matheus na observação e ajustes do protótipo

A competição Formula SAE possui um regulamento próprio, no qual regras devem ser seguidas na formulação do protótipo do veículo. “Sendo voltado aos estudantes, é pensado para provar que estes conseguem fazer um carro que seja ágil, consiga aguentar grande tempo andando e tenha toda a parte de validação e estudos que também são cobradas, para além da parte dinâmica”, destaca Lazzarotto.

Em 2021 a equipe conquistou o 3º lugar na competição nacional, com etapas virtuais devido a pandemia, e garantiu vaga no Campeonato Internacional Formula SAE Michigan 2022, nos Estados Unidos, que ocorrerá neste mês de junho. Esta foi a terceira vez em que o grupo da UFSM foi classificado para a etapa internacional. No ano de 2015, o sobradinhense Samuel Colombelli de Souza integrou a equipe da Formula UFSM que viajou aos EUA com o protótipo Celeris.

Conforme Lucas, em 2022, devido ao alto custo para levar o carro, equipamentos e a equipe para os EUA, apesar dos esforços, não foi possível arrecadar o valor em tempo hábil e os integrantes optaram por participar apenas da etapa nacional.

Publicidade

Para a competição nacional, que ocorrerá em agosto, em Piracicaba, São Paulo, os alunos estimam que sejam necessários R$ 60 mil, valor que inclui transporte, hospedagem da equipe, manutenção do carro, roupa especial para o piloto e outras despesas. O valor deve ser alcançado através de recursos da própria Universidade, mas também de patrocinadores e de doações. Os interessados em contribuir podem doar através do PIX: [email protected].

Para saber mais sobre o projeto Formula UFSM – ‘Formulando um carro, acelerando conhecimento’ é possível conferir nas redes sociais da equipe e no site formulaufsm.wordpress.com. O protótipo Alpha deve chegar a São Paulo em agosto e a expectativa é saírem bem sucedidos mais uma vez.

Protótipo Alpha da equipe Formula UFSM

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.