Em meio aos eventos de apresentação das novas turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto Crescer Legal celebrará sete anos no próximo sábado, 23. Fundada em 2015, a entidade reúne uma série de ações inovadoras para gerar oportunidades aos jovens do campo e combater o trabalho infantil. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo no trabalho com os jovens rurais.
“O Instituto é fruto de uma longa caminhada do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil e da identificação, junto aos produtores, da enorme carência de oportunidades para os adolescentes do meio rural. Quando não nos foi apresentado um caminho, nós o trilhamos”, ressalta o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. “Dar oportunidade aos jovens do campo está mudando vidas. E quem muda uma vida, muda também a sua.”
LEIA TAMBÉM: Jovens aprendizes vão conhecer mais sobre o Programa de Aprendizagem Profissional Rural
Publicidade
Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul. Essa proposta é considerada pioneira porque proporciona uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem no campo.
Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal e recebem salário proporcional a 20 horas semanais. Contudo, ao invés de trabalhar nas empresas, eles participam de um curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto em suas comunidades. Normalmente, elas acontecem nas escolas onde estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras, que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes.
LEIA MAIS: Instituto Crescer Legal promove seminário de formação para a equipe
Publicidade
Cronologia
São sete anos de iniciativas e reconhecimentos:
- 2015 – Fundação do Instituto Crescer Legal.
- 2016 – Início da primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.
- 2017 – Primeira turma do Programa Nós por Elas – A Voz Feminina do Campo.
- 2018 – Lançamento do blog Histórias, que já reúne mais de 200 depoimentos de egressos, familiares e parceiros do Instituto.
- 2019 – Conquista de Menção Honrosa no Prêmio Ajuris Direitos Humanos e participação no Yami – Youth Agribusiness Movement International, o primeiro congresso para jovens do agronegócio.
- 2020 – Primeira turma do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação e homenagem no 17o Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania.
- 2021 – Conquista do Prêmio Brasil Amigo da Criança, com o projeto “Aprendizagem profissional como alternativa no combate ao trabalho infantil no meio rural”.
- 2022 – Comemoração dos sete anos do Instituto e consolidação do seu método de aprendizagem, com mais 155 jovens aprendizes rurais beneficiados. Até o ano passado, 596 jovens foram certificados no curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo.
LEIA TAMBÉM
- Instituto Crescer Legal recebe o Prêmio Brasil Amigo da Criança
- Aprendizes e egressos do Instituto Crescer Legal trocam experiências em evento
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade