Uma iniciativa da Emei Pingo de Gente comemora em Santa Cruz do Sul o Dia Nacional do Livro Infantil. A instituição de ensino do Bairro Santo Inácio começou nessa segunda-feira, 18, uma programação diferente para as crianças e atividades de incentivo à leitura. A equipe montou durante a manhã uma tenda com tecidos coloridos, um quadro decorado com flores, cercado por almofadas e varais com livros. Tudo para chamar a atenção dos pequenos para o hábito da leitura. As ações prosseguem durante a semana.
Atualmente a Pingo de Gente tem 197 alunos, com idades que variam entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, divididos em dez turmas. Por volta das 10 horas, a professora Mara Lúcia Sulzbacher acompanhava uma classe de crianças com idades entre 2 e 3 anos na leitura do livro Bruxa, bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce. Entre brincadeiras e interação, as crianças acompanhavam a narrativa com olhos atentos, repetindo frases da história e reagindo a cada novidade.
LEIA MAIS: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada
Publicidade
De acordo com a diretora da escola, Rosane Sehn, o contato dos alunos com os livros infantis é quase diário e ajuda no aprendizado. “Temos vários exemplares, nosso acervo é grande e percebemos que eles têm muito interesse, gostam muito.” As próprias professoras podem sugerir títulos que pretendem trabalhar em sala de aula para que sejam adquiridos. A Emei foi, inclusive, finalista do Projeto Mala de Leitura, por sempre trabalhar com a literatura, a imaginação e a fantasia.
A vice-diretora, Fabiane Werner, explica que as professoras se organizaram e cada uma vai levar sua turma em horários diferentes para contar uma história, e para que as crianças aproveitem o espaço diferenciado. Após organizar o local, outra turma passa a circular por ali. “A ideia inicial de manhã era montar lá fora, mas estava frio e com vento e, pela questão da umidade, decidimos montar aqui dentro”, explica. O espaço diferenciado é apenas mais um atrativo para introduzir os jovens leitores no mundo mágico dos livros.
LEIA MAIS: Gazeta lança coleção de livros com clássicos reimaginados
Publicidade
Referência a Monteiro Lobato
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pela Lei 10.402, de 8 de janeiro de 2002. No artigo 1º, prevê que “fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”.
A data celebra a literatura infantil do País e também homenageia Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. O autor paulista é considerado um pioneiro e o pai da literatura infantil brasileira.
LEIA MAIS: De poesias a romances, conheça todos os livros publicados por Lya Luft
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!