A pesquisa científica que irá identificar as variantes genéticas do vírus Sars-CoV-2 predominantes no Vale do Rio Pardo está programada para iniciar na próxima semana. A primeira fase da coleta de dados será entre esta segunda-feira, 18, e o dia 25 deste mês. Participarão pessoas que apresentarem teste rápido positivo para Covid-19 nesse período, conforme a amostra prevista para cada município.
Servidores das vigilâncias epidemiológicas das 17 prefeituras participaram, nessa quarta-feira, 13, de uma capacitação virtual com os pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), parceira do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) na iniciativa. A Philip Morris Brasil e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) também apoiam a pesquisa.
LEIA TAMBÉM: Testagem de estudantes da Unisc indica baixa circulação viral
Publicidade
Presente na reunião, o prefeito de Vale Verde e presidente do Cisvale, Carlos Gustavo Schuch, reforçou a importância do estudo e da participação dos servidores na coleta de dados. “Todas as nossas ações de enfrentamento da pandemia foram baseadas em dados técnicos e científicos. Por isso, é fundamental que a gente continue monitorando a presença do vírus na região”.
A segunda fase de coleta de dados está prevista para 2 a 6 de maio. As pessoas que apresentarem o teste rápido positivo para Covid-19 e aceitarem participar do estudo terão uma nova amostra coletada com o uso de um swab nasofaríngeo. Ela será encaminhada ao Laboratório de Diagnóstico Molecular do TecnoUnisc para análise das variantes genéticas.
LEIA MAIS: Unisc vai realizar testes de Covid-19 em 540 estudantes
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!