O projeto social Pelotão Mirim da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, desde o último dia 4, foi retomado no Centro de Referência de Assistência Social Integrar, do Bairro Bom Jesus. A iniciativa, que teve sua primeira edição em 2012 e que precisou ser interrompida nos últimos dois anos em razão da pandemia, contou com a participação de 27 crianças.
Desde os oito anos, Kaio Rafael do Nascimento da Silva, 13 anos, aluno da Emef Bom Jesus, admira os meninos e meninas tocando na banda e marchando pela rua, todos com fardamento. “Com oito anos já podia entrar no projeto, mas eu não sabia e esperei até os 10. Depois veio a pandemia e parou tudo, íamos tocar e marchar no 7 de Setembro e não deu. Este ano eu vou”, contou orgulhoso. A família, segundo ele, dá todo o apoio para que participe. “Minha vó Valquíria tá orgulhosa de mim, ela não quer que eu seja policial porque é muito perigoso, mas quer que eu seja bombeiro”, disse ele.
A pequena Camila Oliveira dos Santos, 8 anos, também sente a mesma admiração ao ver o pelotão mirim passar na rua perto da casa onde mora. “Comecei a me interessar desde pequena, quando eu tava com a minha babá, achava bonito”, disse. Na manhã desta quarta-feira, 13, ela, Kaio e os colegas, perfilados dentro da sala de aula, receberam dos soldados Alex Silva e Angelita, instruções de ordem unida. Todos estavam utilizando os abrigos fornecidos pelo projeto e em breve receberão o fardamento igualzinho ao utilizado pelos PMs adultos.
Publicidade
LEIA MAIS: Pelotão Mirim volta à ativa em Santa Cruz
Para fazer parte do pelotão mirim é preciso ter idade entre oito e 12 anos e as inscrições são feitas no Cras Integrar. Com 27 alunos, a turma que começou agora no projeto terá atividades até o final do ano. O interesse é tanto para participar, que já tem fila de espera para a próxima turma. Os encontros acontecem sempre nas segundas e quartas-feiras pela manhã. “Durante o tempo em que estiverem no projeto, eles vão trabalhar questões de comportamento, hierarquia, direitos e deveres, aprender os hinos e os símbolos do país e multiplicar esse conhecimento dentro da comunidade”, explicou a soldado Angelita.
Dentre os objetivos do projeto estão a promoção da ética, da cidadania e da integração entre os participantes. A proposta valoriza crianças e adolescentes, inserindo-as no contexto social, em condições de dignidade e respeitabilidade. As aulas incluem a prática de atividades esportivas e a aquisição de conhecimentos acerca de higiene pessoal, trânsito, educação ambiental e prevenção às drogas. Com relação a atividades sociais, o pelotão mirim participa ativamente de eventos como Feira do Livro, Campanha do Agasalho, desfiles cívicos, entre outros.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Brigadianos realizam sonho de menino de 4 anos em Santa Cruz
LEIA MAIS: Crianças do Pelotão Mirim realizam atividades de leitura
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade