A comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs realizou, nessa terça-feira, 12, uma Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, nos turnos da manhã e da tarde. A ação teve por objetivo chamar a atenção da comunidade do Bairro Aliança sobre esse transtorno de neurodesenvolvimento, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A condição de saúde é caracterizada por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar repertório restrito de interesses e atividades.
Desde o início do mês de abril os professores e membros da equipe pedagógica estão conversando com os alunos sobre o tema do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para que todos entendam, aceitem e respeitem. Em 2022 o tema adotado pelas comunidades autistas é “Lugar de autista é em todo lugar!”. Desta forma, o objetivo da escola é trazer conhecimento para os alunos e distribuir folders informativos para a comunidade, para que todos possam ter conhecimento sobre o autismo e saber reconhecer e respeitar esses sujeitos nos diferentes espaços da sociedade.
LEIA MAIS: Associação trabalha em busca de respeito e inclusão ao autista
Publicidade
No Brasil, não há muitas pesquisas que falam sobre o número de pessoas autistas. Mas segundo levantamento de prevalência do autismo, desenvolvido em 2021 pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), uma a cada 44 crianças de 8 anos nos Estados Unidos têm diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O diagnóstico precoce é fundamental.
Sintomas mais comuns
É muito importante o diagnóstico precoce. Para tanto, as pessoas devem ficar atentas aos sintomas mais comuns do autismo, principalmente na infância. São eles:
- demora ou incapacidade para desenvolver a fala;
- dificuldade de manter contato visual;
- movimentos repetitivos;
- alteração nas funções motoras;
- preferência por determinadas comidas;
- dificuldade de concentração;
- problemas de autonomia – dificuldade de se vestir ou se alimentar por conta própria;
- sensibilidade a alguns sons;
- problemas com mudança de rotina;
- apego a determinados objetos.
Pessoas adultas costumam manifestar os sintomas do autismo por meio de atitudes como:
Publicidade
- dificuldade para entender metáforas, gírias e outras figuras de linguagem;
- distanciamento social;
- problemas para compreender expressões faciais e linguagem corporal;
- pouca empatia — dificuldade em notar variações emocionais, principalmente as sutis, em outras pessoas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade