Está na Agência Reguladora Municipal (Agerst) a proposta para elevar a tarifa de água e esgoto. A solicitação foi protocolada pela Corsan e traz uma novidade. A partir de agora, a correção anual da tarifa vai se dar com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, o pedido da estatal é para um reajuste de 10,54%, equivalente ao indicador acumulado entre março do ano passado e fevereiro deste ano.
Tradicionalmente, a Agência Reguladora Municipal de Santa Cruz realizaria um cálculo próprio e uma audiência pública para apresentar os índices. No entanto, com a mudança no último aditivo, a Agerst ainda vai decidir como vai ser o encaminhamento interno a partir de agora. A questão principal é que o reajuste está consolidado com base no ICPA, o que não deixa brechas para novos cálculos.
O assunto vai ser discutido pela agência na reunião ordinária desta quarta-feira, 13. O pedido precisa ser aprovado até junho para que o aumento seja aplicado nas contas a partir de julho. Com o reajuste, um consumidor de Santa Cruz que paga R$ 150,00 entre água e esgoto, passaria a pagar cerca de R$ 15,00 a mais. A alteração proposta pela Corsan também vai atingir todos os demais serviços prestados pela estatal no município.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Veja perguntas e respostas sobre o novo aditivo no contrato entre Corsan e Prefeitura
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade