A Polícia Civil colocou atrás das grades nesta segunda-feira, 11, o homem responsável por arrombar três bancos de Santa Cruz do Sul. Os crimes aconteceram em menos de 13 horas, entre a noite do dia 3 e a manhã do dia 4 de abril. Na rápida investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), foi possível identificar os passos do suspeito em duas das três ocorrências registradas em sequência, no Bradesco e Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal, o autor foi confirmado em procedimento da Polícia Federal (PF).
Conforme a delegada Ana Luisa Aita Pippi, foi possível reunir provas da ação do suspeito nos delitos apurados pela Polícia Civil. “Conseguimos imagens da ação dele e, com essas análises, identificamos o suspeito. Representei pela prisão preventiva dele, que foi deferida pelo Poder Judiciário na sexta-feira. Desde então, estávamos atrás e nossa equipe conseguiu localizá-lo nesta segunda”, comentou Ana Luisa.
LEIA MAIS: Três agências bancárias são invadidas entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira
Publicidade
A investigação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O suspeito foi preso na BR-471, por volta das 14 horas desta segunda. Estava caminhando próximo a uma empresa de ônibus, junto ao Bairro Várzea. O homem, que não teve o nome revelado, tem 28 anos e é natural de Candelária. Já possui inúmeros antecedentes, a maioria por crimes de furto. É usuário de drogas e, atualmente, estava morando na rua.
Os dois celulares e dois radiocomunicadores, levados durante os arrombamentos nos casos investigados pela 1ª DP, não foram encontrados. Segundo Ana Luisa Aita Pippi, o autor confessou os crimes e relatou, inclusive, como agiu sozinho para ingressar nos estabelecimentos financeiros. Em depoimento à Polícia Civil, o ladrão admitiu que acabou trocando os objetos furtados dos bancos por entorpecentes.
LEIA MAIS: Arrombamentos a três agências bancárias podem ter sido cometidos pelo mesmo criminoso
Publicidade
Ele vai responder por furto qualificado (pelo arrombamento), com continuidade delitiva (agravante, em virtude do lapso de tempo pequeno entre as ocorrências). “Este foi um trabalho rápido da Polícia Civil, que dá sempre o seu máximo para elucidar todos os crimes. Buscamos incessantemente levar essa resposta à comunidade, de forma ágil e eficaz, a fim de que a justiça seja feita”, complementou a delegada. O homem foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
PF confirma mesmo autor para crime na Caixa
Contatado pelo Portal GAZ, o chefe da Delegacia da PF de Santa Cruz, delegado Mauro Lima Silveira, confirmou que o autor identificado nos casos investigados pela 1ª DP e preso nesta segunda-feira é o mesmo que furtou a Caixa Econômica Federal. “Depois da ocorrência, houve um trabalho conjunto de troca de informações entre as instituições. Ele foi identificado no procedimento da Polícia Civil e depois, com a prisão, também confirmamos no nosso. Essa pessoa foi ouvida por nós, confessou os três delitos e se disse usuária de drogas”, explicou Silveira.
Ainda de acordo com o chefe da Delegacia da PF de Santa Cruz, no depoimento do acusado, foi possível comprovar a participação dele em um delito anterior. “Nesta mesma oitiva, elucidou-se ainda outro fato, que foi uma invasão à Caixa Econômica Federal de Candelária, ocorrida no ano passado, cometida pela mesma pessoa”, finalizou o delegado. No inquérito da PF, o homem foi indiciado por furto qualificado, com a qualificadora – dispositivo que pode ampliar a pena – pelo fato de ele ter arrombado a entrada do local. O delegado preferiu manter em sigilo quais objetos foram levados da agência pelo suspeito. “Seguimos na busca por tentar recuperá-los”, finalizou Mauro Lima Silveira.
Publicidade
Relembre os casos
Os casos de furto a banco foram revelados com exclusividade pelo Portal GAZ. Os três arrombamentos foram registrados em menos de 13 horas. No primeiro fato, às 18h05 do dia 3 de abril, domingo, a Brigada Militar (BM) recebeu a informação de que em um estabelecimento financeiro, o Bradesco, uma porta lateral de acesso estava sem o miolo. Uma guarnição do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) foi até o local, na Rua Tenente Coronel Brito, aguardou a chegada do gerente e constatou que um furto qualificado havia acontecido.
O aparelho celular de um funcionário foi levado e muitas gavetas estavam abertas e reviradas. Foi constatado ainda que o alarme do local não funcionou. Durante as diligências no interior do banco, ninguém foi encontrado. Na sequência, às 21h15 do mesmo domingo, outra guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Emergência (Ciope) após um alarme ter disparado em uma agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Júlio de Castilhos.
LEIA MAIS: Loja de celulares tem grade e porta de vidro arrombadas
Publicidade
O estabelecimento estava com a porta fechada e com o sistema de segurança ativado mediante uma cortina de fumaça, que havia sido acionada. Os policiais militares verificaram que o ímã de contato que faz o trancamento da porta de acesso ao banco tinha sido forçado. Três policiais militares realizaram buscas no interior da agência, mas ninguém foi localizado. Verificou-se ainda que as gavetas e bolsas pessoais dos funcionários haviam sido reviradas, porém, segundo a Brigada Militar, nada havia sido levado. Foi constatado, posteriormente, que objetos também haviam sido furtados no local.
Já na manhã de segunda-feira, 4 de abril, pelas 7 horas, uma guarnição da BM foi despachada pelo Ciope para averiguar uma situação no Banco do Brasil da Rua Marechal Deodoro, em que a porta estaria aberta. Chegando no local, os policiais constataram que o acesso interno estava com a fechadura arrombada. A guarnição fez a averiguação em todo o interior do estabelecimento, mas não encontrou ninguém. Foram levados do local um celular da marca Samsung, modelo Galaxy A02, e também dois radiocomunicadores da marca Baofeng. Esses itens foram furtados do primeiro andar. Um segurança particular afirmou que nada foi levado de outros andares. A gerente do banco foi comunicada e realizou o registro da ocorrência.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!