Um artista gaúcho de renome internacional estará em exposição em Santa Cruz do Sul a partir desta sexta-feira, 8. A mostra Os Quadros que Falam, de Flávio Scholles, será aberta a partir das 19h30, na Casa de Artes Regina Simonis. O evento contará com a presença do pintor, que vai participar de um bate-papo. A mostra é promovida pela Associação Pró-Cultura, com apoio da Bublitz Galeria de Arte, de Porto Alegre, com obras selecionadas pelo marchand e proprietário da galeria, Nicholas Bublitz. Com entrada gratuita, a visitação poderá ser feita até 5 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 17h30, e aos sábados, das 10 às 14 horas.
Com mais de 10 mil telas espalhadas por vários países, Scholles retrata em sua obra a colonização alemã, o êxodo rural, a cidade e suas próprias origens. Na exposição que chega ao Vale do Rio Pardo estão quadros que mostram a trajetória do pintor, passando por diversos estilos, com grande qualidade técnica e artística. Um dos destaques, que dá nome à exposição, é um Quadro que Fala, integrante de uma série de apenas 14 pintados pelo artista, os quais representam uma linguagem onírica e psicanalítica, evocando diferentes sentidos para cada espectador. Segundo Flávio, seu primeiro trabalho desse tipo será exibido pela primeira vez em Santa Cruz e deve tocar o público e evocar o surgimento do mítico na arte.
LEIA TAMBÉM: Cantinho dos Poetas é o novo projeto da Biblioteca Pública Municipal
Publicidade
Nascido em Morro Reuter em 1950, Flávio Scholles estudou arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, onde obteve a licenciatura em Desenho Plástico. O artista gaúcho foi o fundador, em 1977, do movimento de Arte Casa Velha, em Novo Hamburgo, que tem como objetivo radicar o artista em seu lugar de origem.
Atualmente, o pintor vive e trabalha em seu ateliê na Serra Gaúcha, transformado em ponto turístico, na VRS-873, no município de Morro Reuter. “Eu estou muito feliz de mostrar pela primeira vez um quadro que fala em Santa Cruz do Sul. As pessoas não são obrigadas a gostar, podem achar uma loucura, mas esse quadro, se você olha por 3 ou 4 minutos, a figura fala contigo”, disse. Neste sábado, 9, o suplemento de final de semana Magazine, da Gazeta do Sul, traz uma entrevista exclusiva com Scholles.
Além-fronteiras
Para o vice-presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Danúbio Zitzmann, falar do trabalho de Flávio Scholles é falar da arte gaúcha. “Arte que ultrapassa fronteiras, retratando cenas do cotidiano, principalmente da imigração alemã, tema bastante relevante em nossa região, de uma forma contemporânea. O inédito acervo que trazemos à Casa das Artes Regina Simonis é composto de 31 telas, das quais fiz minha própria interpretação para a montagem da exposição. Não segui uma narrativa cronológica, e sim identificando temas para capturar a atenção do visitante do início ao fim, fugindo do convencional, criando algo até certa forma intrigante, na expectativa de que o próprio Scholles aprove esse trabalho”, declarou.
Publicidade
Serviço
- O quê: exposição Os Quadros que Falam, de Flávio Scholles
- Abertura: Sexta-feira, 8, às 19h30
- Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, Centro)
- Quando: de 8 de abril a 5 de maio. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 17h30, e aos sábados, das 10 às 14 horas
- Apoio: Bublitz Galeria de Arte
LEIA TAMBÉM: Mostra Sesc de Cinema está com as inscrições abertas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade