Desde fevereiro está em vigor em Santa Cruz do Sul a Lei Nº 8.812, de 21 de dezembro de 2021, que obriga os hospitais e maternidades do município a oferecerem, para os pais ou responsáveis dos recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), treinamento de aplicação da técnica utilizada para desobstruir as vias áreas dos bebês (engasgo), conhecida como Manobra de Heimlich. Mesmo antes de se tornar obrigatório, ensinar o procedimento já fazia parte da rotina da área materno-infantil do Hospital Santa Cruz (HSC), que realiza mais de 2 mil partos ao ano.
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros aplicada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo o bebê de respirar. Em 2021, o procedimento salvou 172 crianças no Rio Grande do Sul. Conforme a Lei Municipal, as orientações e o treinamento devem ser ministrados por profissionais de saúde do próprio estabelecimento, durante o pós-parto, antes de ser autorizada a sua alta hospitalar da mãe do bebê.
LEIA MAIS: Prefeita Helena Hermany sanciona lei para ensinar Manobra de Heimlich
Publicidade
A médica pediatra do HSC, Jenifer Grotto, explica que ensinar a técnica já era padrão na instituição. Os pais dos recém-nascidos também recebem uma cartilha com orientações em texto e vídeo, disponibilizado por meio de um QR Code. “É importante que o poder público se volte para a questão da promoção à saúde por meio de medidas como essa, que previnem agravos ainda maiores”, destaca a médica. “Para nós é rotina, mas para outros hospitais ainda não é”, complementa.
O Hospital Santa Cruz é referência em gestantes de alto risco para a região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com uma média de 170 partos mensais.
Veja vídeo sobre a Manobra de Heimlich
LEIA MAIS: Confira seis passos para salvar bebê engasgado
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!