Nesta sexta-feira, 25, a Brigada Militar do Centro Serra realizou a Operação Marias, em conformidade com o cronograma de operações da 5ª Companhia e diretrizes do 23º Batalhão de Polícia Militar. A operação se deu através de ações de polícia ostensiva em locais específicos, visando diminuir indicadores de feminicídio e fiscalização de descumprimentos de medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário, nos municípios de Sobradinho, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Lagoão, Arroio do Tigre, Tunas e Estrela Velha.
Em Sobradinho, o lançamento da “Operação Marias” ocorreu nesta tarde, na sede da 5ª Companhia da Brigada Militar, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Kegler, profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), psicóloga Valéria Piovesan, as assistentes sociais Pâmela Endler e Tais Bassani Costa, e as soldados Denise Cassol e Luíse Arrial. Na ocasião, o tenente Jerônimo Jesus Dalberto, comandante do 1º Pelotão, explanou os objetivos da Operação Marias e enalteceu os esforços comuns entre a Brigada Militar e Administração Municipal para desenvolver ações de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
LEIA TAMBÉM: Mulher é encontrada morta em matagal em Sobradinho
Publicidade
A ofensiva visa fortalecer as ações preventivas e a fiscalização para coibir à violência doméstica e familiar contra mulheres. Durante a operação da Brigada Militar foram visitadas vítimas que possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPU), além de realizar palestras de conscientização e esclarecimentos da lei Maria da Penha e atuação policial militar, na Escola Estadual Santo Carniel em Sobradinho, Escola Estadual Cristo Rei em Passa Sete e Escola Estadual Laura Klaudat em Tunas.
Ainda em Sobradinho, a Brigada Militar também realizou uma prisão por violência doméstica. Um homem, de 23 anos, foi preso em flagrante. Ele foi acusado de agredir por diversas vezes a sua companheira, uma mulher de 37 anos. A companheira apresentava lesões corporais e foi necessário encaminhá-la para atendimento médico no Hospital São João Evangelista. O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia para o registro policial e posteriormente encaminhado ao Presídio Estadual de Sobradinho.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!