O desfecho de uma reunião sobre a reposição salarial de médicos do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), realizada nesta semana, causou descontentamento no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que alegou que a Prefeitura de Venâncio Aires não compareceu ao encontro. Na ocasião, foram iniciadas as rodadas de negociação em decorrência do contingenciamento da correção dos honorários médicos, que não são atualizados há quase três anos.
De acordo com o Simers, há 20 dias o grupo já havia se reunido com o secretário municipal de Saúde e o convidou para participar do encontro, mas ele declinou por problemas de agenda. “A entidade médica reiterou a importância da participação do poder público, porém não foi considerada”, alega o sindicato.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura repassa R$ 3,5 milhões para instalação da UTI pediátrica no hospital
Publicidade
As contas apresentadas pela administração do HSSM mostram que a instituição registra déficit histórico de quase R$ 10 milhões, sendo inviável negociar correções. Assim, a proposta seria uma redução dos honorários em 10%. Mas, para o Simers, o déficit se dá pela falta de diálogo com a administração municipal, e não apenas na gestão atual, já que o problema é antigo. “O que se vê é uma pressão desnecessária sobre os médicos, que são os heróis da pandemia. É inadmissível que um profissional fique três anos sem correção”, afirma Giuliano Steil, delegado do Simers em Venâncio Aires.
O sindicato afirma que, caso a revisão contratual não seja concluída até 30 de junho, a partir de 1º de julho, os médicos do HSSM irão paralisar ou exercer as atividades apenas em casos de urgência e emergência. “O corpo clínico reitera sua preocupação com a sociedade de Venâncio e, por respeito a ela, já informa essa situação antecipadamente”, frisa o comunicado da entidade.
Prefeitura diz que fará auditoria
Em nota, a administração municipal de Venâncio Aires diz que o secretário convidado para participar do encontro já havia avisado do não comparecimento por compromissos pré-agendados, e “reitera seu compromisso com a saúde, com o Hospital São Sebastião Mártir e, por conseguinte, com os profissionais médicos prestadores de serviço ao Hospital”.
Publicidade
Sobre o comunicado enviado pela sindical, a Prefeitura de Venâncio frisa que “a negociação salarial de médicos e servidores do HSSM deve acontecer exclusivamente com a direção do hospital e sem ingerência externa municipal”. Além disso, o governo municipal esclarece que uma auditoria nas contas do hospital está prevista para renovação de contrato e já encaminhada com a Fundatec. “O município pagará a auditoria para revisão na tabela de custos ainda ao longo de 2022”, finaliza a nota do Poder Executivo.
LEIA TAMBÉM: Referência regional, UTI Pediátrica em Venâncio Aires deve estar pronta em dez meses
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade