A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apreendeu, na tarde desta quinta-feira, 17, um veículo furtado, colete de proteção balística e munições, durante ação na localidade de Linha Campo Grande, interior de Venâncio Aires. A operação, chamada de Carga Segura, envolveu 20 policiais e cinco viaturas. O objetivo foi identificar um grupo que atua em crimes como roubo de cargas de tabaco.
Conforme o delegado regional, Luciano Menezes, a operação Carga Segura está sendo desenvolvida há, pelo menos, dois anos no Vale do Rio Pardo. “Nós detectamos, há algum tempo, que existia um grupo razoavelmente organizado na região, coordenado por um apenado aqui de Santa Cruz, largamente conhecido nos meios policiais”, revelou. Esse homem, segundo Menezes, cometeu um crime na localidade de Cerro Alegre, em 3 de janeiro de 2021.
LEIA MAIS:
- Quadrilha invade residência e faz reféns no interior de Santa Cruz
- BM recupera caminhonete roubada por quadrilha em Cerro Alegre Baixo
- Polícia investiga assalto em que mulher foi baleada em Santa Cruz
- VÍDEO: Polícia Civil recupera em Venâncio Aires carga de tabaco roubada
Naquela época, o acusado estava usando tornozeleira eletrônica e, depois do crime, fugiu, de modo que está há mais de um ano foragido. O delegado relatou que houve dificuldade em encontrá-lo, porque ele circula e se esconde em propriedades rurais no interior de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e até Mato Leitão. Este homem é suspeito, inclusive, de envolvimento no caso de latrocínio ocorrido em Linha Eugênia, no dia 13 de fevereiro. “No curso das investigações, descobrimos que eles estão vinculados com outros indivíduos da região metropolitana e que, na madrugada de hoje [quinta] para amanhã [sexta, 18], estavam com um crime de roubo de carga programado”, adiantou.
Publicidade
Menezes comemorou o êxito da ação desta quinta, que localizou um galpão utilizado como local de reunião do grupo criminoso, em Linha Campo Grande. “Como havíamos estado em outro sítio antes, nós fomos delatados pelas pessoas que moram lá; eles têm um círculo de amizade e foram avisados de que a Polícia andava pela região”, contou. Com isso, quando os agentes chegaram na segunda propriedade, os bandidos haviam acabado de fugir. “Deixaram almoço em cima do fogão, prontinho, não chegaram nem a almoçar”, disse.
Os criminosos deixaram para trás um veículo Hyundai Ix35, furtado em 30 de janeiro deste ano, no Bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A placa é de Gravataí e foi clonada pelos bandidos. De acordo com Menezes, o carro seria utilizado pelo grupo para roubar a carga de tabaco nesta sexta-feira. Também foi apreendida uma caixa de munição 9 milímetros e um colete de proteção balística.
Apesar de não ter conseguido prender os criminosos, o delegado afirmou que a ação serviu para frear as ações criminosas do grupo, já que foi evitado este roubo de carga de tabaco, que estava planejado para esta sexta. “Não temos certeza de onde iriam atuar, mas conseguimos atrasá-los, tirando o carro roubado que eles tinham. Mais cedo ou mais tarde, nós vamos acabar pegando esses caras”, garantiu.
Publicidade
Sítio já havia abrigado carga de tabaco roubada há dois anos
O sítio onde os criminosos almoçariam nesta quinta-feira e partiriam para a ação criminosa nesta sexta, conforme o delegado regional, Luciano Menezes, é o mesmo onde, em janeiro de 2020, a Polícia Civil recuperou uma carga de tabaco roubada em Pantano Grande. O produto foi avaliado em R$ 150 mil. “Recuperamos cerca de 70% da carga, sendo que os outros 30% eles já tinham ido vender naquele mesmo dia para uma empresa fumageira de Sinimbu”, comentou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade