O ar quente que atua na Argentina e no Uruguai começa a ingressar no Rio Grande do Sul ao longo desta sexta-feira, 6. O sistema vai provocar uma elevação significativa das temperaturas ao longo dos próximos dias na região dos Vales. Em Santa Cruz, o dia começou com mínima na casa dos 16 graus. A máxima prevista é de 30 graus.
No decorrer do sábado, 7, o calor será mais sentido com máximas que facilmente superam os 30 graus. De acordo com a MetSul Meteorologia, a partir do domingo, a sensação térmica começa a provocar mais desconforto em todo o Vale do Rio Pardo. A máxima se aproxima dos 38 graus. “Nos próximos dias, a tendência é de manutenção do ar seco com muito sol. Cuidado com a radiação ultravioleta que pode atingir valores extremos”, alerta a meteorologista Estael Sias.
LEIA TAMBÉM: Saiba porque mesmo sem chuva nível do Jacuí sobe
Publicidade
O calor intenso, associado com a umidade do ar extremamente baixa e com o vento, deixa o ambiente com risco elevado de incêndios em vegetação, principalmente nas localidades mais afetadas pela estiagem. Esta será a última grande onda de calor a atingir o Estado no Verão.
Por enquanto, segundo a MetSul, os modelos de previsão do tempo apontam que só deve chover no Rio Grande do Sul dentro de 8 dias. Já o retorno da instabilidade mais frequente só está programado para o mês de abril.
Publicidade