Idealizada pela fisioterapeuta, Fabiana Sehnem e realizado pela Saint Gallen, Ações e Terapias em Saúde, a campanha “Abrace outra mulher” foi lançada no Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa terça-feira, 8. A ação se estenderá até abril e tem como objetivo principal arrecadar o maior número de sutiãs cirúrgicos e tops sem costura, para serem doados a mulheres em tratamento contra câncer de mama e que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos, através do Serviço Único de Saúde (SUS).
“Eu atendo muitas mulheres que precisaram de intervenção cirúrgica e percebo o quanto é importante fazer o uso do sutiã adequado no pós-operatório. Sei que muitas mulheres que passam por isso não têm condições de adquirir a peça, devido ao custo alto. Então, em conversa com uma das minhas pacientes eu percebi que esse sutiã poderia ser tranquilamente reutilizado. Dividi a minha ideia com a Saint Gallen e eles logo abraçaram a causa e juntos criamos esta campanha para beneficiar as pacientes do SUS”, explicou a fisioterapeuta, Fabiana Sehnem.
LEIA MAIS: Câmara decide que mulher não precisa que cônjuge autorize laqueadura
Publicidade
A ginecologista e mastologista da Saint Gallen, Indira Schwengber, lembra que cada caso de cirurgia de mama recebe orientações específicas, que são passadas pelo médico especialista ou pelo cirurgião. “O sutiã cirúrgico pode ajudar muito a firmar a mama e é muito bom para o pós-operatório, em especial nas pacientes que fazem a reconstrução da mama junto. Mas, em alguns casos, eu até prefiro que seja utilizado algum top mais firme, que possa segurar uma compressa acima do curativo”, explicou. “De toda forma, eu entendo que esta campanha é sobre doar carinho, ajudar umas às outras, abraçar umas às outras, e isto é o mais importante, em especial neste mês dedicado as mulheres”, destacou Indira.
Um abraço do Hospital Ana Nery
O Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery é referência em tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A enfermeira, Bruna Muller, atua no Ambulatório do COI e é a pessoa responsável por entregar os sutiãs às mulheres em tratamento. Para ela, são nos momentos de maior fragilidade que surge a oportunidade de demostrar empatia e acolher a dor da outra. “Atitudes valem mais do que palavras. Nesse sentido, poder oferecer algo que proporcione conforto e qualidade na recuperação da saúde é muito gratificante. Ações e iniciativas voltadas ao bem-estar e melhora da autoestima das pacientes são, além de necessárias, sempre muito bem-vindas. Mostrar para as pacientes que elas não estão sozinhas e contribuir para que se sintam abraçadas, lhes dá uma dose extra de ânimo e otimismo”, declarou Bruna.
As doações podem ser deixadas até 8 de abril na Saint Gallen, na Rua Marechal Deodoro, 1139, no Centro, ou no Hospital Ana Nery, na Rua Pereira da Cunha, 209, no Bairro Ana Nery. A clínica Saint Gallen de Venâncio Aires também é ponto de coleta.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade