Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Fila Zero termina após realizar sete mil procedimentos

Foto: Bruno Pedry

Durante a execução do programa – desde maio de 2019 – foram 7.260 atendimentos realizados, resolvendo a demanda de especialidades médicas reprimidas até a data de corte: 30 de abril de 2019

Finalizado em fevereiro, o Programa Fila Zero atingiu praticamente todas as metas propostas pela Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul. Durante a execução do programa – desde maio de 2019 – foram 7.260 atendimentos realizados, resolvendo a demanda de especialidades médicas reprimidas até a data de corte: 30 de abril de 2019.

Neste contexto, a coordenadora do Fila Zero, Raquel Rozeno, destaca os exames de ressonância magnética e tomografias, assim como as consultas nas áreas de gastroenterologia, traumatologia, neurologia e vasculares. Raquel observa que apenas na reumatologia a meta proposta não foi alcançada. “Não conseguimos um prestador. Contatamos diversos reumatos na região para tentar resolver, mas não conseguimos. Nos propomos então a chamar as pessoas para uma nova reavaliação e tentar sanar essa dificuldade. Atendemos 138 pessoas das 560.”

A coordenadora ressalta que existiam pessoas aguardando exames desde meados de 2017 e estas situações foram solucionadas. Ela ainda salienta que a realização destes atendimentos não gerou nova demanda reprimida. “A gente fez o Fila Zero mas os outros procedimentos que foram chegando continuaram a ser realizados.”

Publicidade

LEIA MAIS: Programa Fila Zero reduz 50% da demanda reprimida

Raquel adverte que cirurgias de alta complexidade – como próteses de quadril e de joelho – não são responsabilidade do Município. Apesar disso, ela sinaliza que o secretário Municipal da Saúde, Régis de Oliveira Júnior, realizou uma reunião com a secretária Estadual, Arita Bergmann, para buscar encaminhamento para esta demanda. Segundo a coordenadora do Fila Zero, em breve devem ser anunciadas novidades neste sentido.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.