Já teve início em Santa Cruz do Sul a venda dos autotestes para detectar Covid-19. A disponibilidade, contudo, ainda é baixa e está restrita a algumas redes de farmácias. Esse tipo de teste permite que a população adquira o produto e realize o procedimento por conta própria, sem a necessidade de auxílio ou treinamento. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos, com sensibilidade e especificidade semelhantes ao do exame realizado por profissionais de saúde.
Na Drogaraia da esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro, a expectativa é receber o autoteste e começar as vendas ainda nesta terça-feira, 8. Conforme a farmacêutica Graziela Kipper Donato, já há procura pelo produto e o estoque deve ser significativo, tendo em vista que a loja é 24 horas. Em relação ao uso, a profissional garante que o processo é simples. “É um swab nasal, mas não precisa introduzir tanto na narina quanto os outros testes. Basta dois centímetros”, explica. Depois da coleta, basta pingar as gotas da solução no local indicado e aguardar o resultado.
LEIA MAIS: Duas novas mortes por Covid-19 são registradas em Santa Cruz
Publicidade
Outra rede que já possui o produto é a Panvel. A farmácia da esquina das ruas 28 de Setembro e Venâncio Aires começou as vendas no último sábado, 5, e nessa segunda-feira, 7, já não havia mais disponibilidade. A gerência da loja informou que aguarda nova remessa para suprir a demanda. A expectativa é de que a procura pelo autoteste aumente, mas não substitua totalmente os testes realizados no estabelecimento.
A São João, maior rede de farmácias de Santa Cruz do Sul, ainda não disponibiliza o produto e nem há previsão de quando devem começar as vendas. O mesmo ocorre com a Farmácias Associadas da Tenente Coronel Brito. A gerência informou que pretende oferecer, mas ainda não há previsão de recebimento e início das vendas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou seis marcas de autotestes.
Falsificação
Nos últimos dias, a Anvisa vem reforçando o alerta para que consumidores não caiam em golpes na hora de comprar o autoteste pela internet. A agência reguladora salienta que os produtos só podem ser vendidos em sites de farmácias e estabelecimentos que vendem produtos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos competentes. A venda em qualquer outra página é caracterizada como comércio irregular e tem grande a possibilidade de se tratar de um produto falsificado.
Publicidade
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade