Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Evento itinerante de cinema gaúcho passa por Sobradinho neste mês

Cena de “Os Dragões” (2021), de Gustavo Spolidoro | Foto: Bruno Polidoro

Acontece de 5 a 27 de março de 2022, a segunda edição da Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. O evento itinerante reúne três longas e três curtas da recente safra de produções feitas no RS. Doze cidades de diferentes regiões gaúchas vão receber a atração em sessões gratuitas ao ar livre e em outros espaços. Também estão previstos debates com os realizadores e exibições para escolas. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook.

O evento começa no município de Santa Tereza, localizado na Serra Gaúcha, no dia 5 de março (sábado), às 19 horas, na Praça Massimiliano Cremonese. Em caso de chuva, a exibição acontecerá no Clube Santa Tereza. A programação prossegue em Cruzeiro do Sul, no dia 6; Barra do Ribeiro, no dia 9; Pinheiro Machado, dia 10; Mostardas, 12; Riozinho, no dia 13; Pontão, 17; Tiradentes do Sul, dia 18; Porto Xavier, 19; Barra do Quaraí, no dia 24; Mata, 26; e Sobradinho, no dia 27.

LEIA TAMBÉM: Curta santa-cruzense representa o Estado na 25° Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicidade

Realização da Ea Ea Apepê, a mostra tem curadoria e direção geral do cineasta Henrique Lahude. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), através do edital SEDAC 12/2019 – FAC Movimento.

A seleção de longas-metragens inclui títulos aclamados da cinematografia gaúcha recente: a comédia dramática “Aos Olhos de Ernesto” (2018), de Ana Luiza Azevedo, a fantasia adolescente “Os Dragões” (2021), de Gustavo Spolidoro, e o documentário “Portuñol” (2020), de Thais Fernandes. A programação de curtas traz os documentários “Construção” (2020), de Leonardo da Rosa, e “Ver a vista” (2020), de Daniel Candido de Bem, e “Letícia, Monte Bonito, 04” (2020), ficção de Julia Regis.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova Lei Paulo Gustavo, que libera R$ 3,8 bilhões para o setor cultural

Publicidade

“Este ano, a mostra ganha um formato itinerante por cidades de até 15 mil habitantes, para transformar praças e outros espaços públicos em cinemas ao ar livre”, promete Lahude. Cada programa da mostra reúne um curta e um longa que serão exibidos em cada cidade. “A proposta também abrange diálogos com escolas públicas locais e disponibiliza acesso às obras cinematográficas com o acompanhamento de um material didático para mediação em sala de aula”, complementa.

Longas

  • Aos Olhos de Ernesto (2018), dir. Ana Luiza Azevedo | Trailer: youtu.be/7eoKGCHYoCE (Ficção, 123 min) | Sinopse: O fotógrafo uruguaio Ernesto está perdendo a visão por conta da velhice, mas tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos. Porém, surpreendentemente, ele descobre que ser velho não é de todo negativo e que ele ainda pode se divertir e rejuvenescer, fazer amizades e se apaixonar aos 80 anos.
  • Os Dragões (2021), dir. Gustavo Spolidoro | Trailer: youtu.be/a7ECr5LIu1E (Ficção, 87 min) | Sinopse: Em uma conservadora comunidade, cinco adolescentes veem seus corpos se transformarem de forma assustadora. Diante da repulsa da cidade e do medo da vida adulta, eles devem escolher se aceitam seu lado Dragão ou se rendem ao tédio e às regras locais.
  • Portuñol (2020), dir. Thais Fernandes | Trailer: youtu.be/cE53uZtrOaM (Doc, 79 min) | Sinopse: Muitas línguas são faladas na intersecção entre o Brasil e países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Uma investigação sobre a percepção da identidade nacional a partir da mistura entre o português, o espanhol e o guarani.

LEIA MAIS: Cinema com Pipoca retoma sessões a partir de março

Curtas

  • Construção (2020), dir. Leonardo da Rosa (Doc, 16 min) | Trailer: vimeo.com/465091045 | Sinopse: Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno.
  • Letícia, Monte Bonito, 04 (2020), dir. Julia Regis (Ficção, 19 min) | Trailer: youtu.be/p8OQcpCzAGg | Sinopse: No interior do Rio Grande do Sul, Lais conhece a intensa Letícia, com quem passa uma tarde letárgica de verão.
  • Ver a vista (2020), dir. Daniel Candido de Bem (Doc, 3 min) | Sinopse: Durante áudio para minha mãe, percebo um ciclo onírico entre memórias que alimentam sonhos a partir de reencontros com imagens que evocam a consciência e a performance da passagem do tempo. Revivo e transformo um momento com meu pai, morto há quase 20 anos.

LEIA TAMBÉM: Batman chega aos cinemas de Santa Cruz com as feições de Robert Pattinson

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.