Uma iniciativa que busca dar maior destaque às atribuições da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana teve início nesta segunda-feira, 21, em Santa Cruz do Sul. A operação Comunidade Segura/Visibilidade estreou em diversos pontos da cidade, levando informações à população sobre a atuação da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e da Defesa Civil.
No final da manhã, agentes de trânsito e integrantes da Guarda Municipal interagiram com a população na rótula do 2001 (cruzamento da Avenida Independência com Rua Coronel Oscar Jost) e na Praça Getúlio Vargas. Durante a abordagem, os agentes entregaram folhetos informativos com as atribuições de cada um dos três setores e os respectivos telefones de contato.
LEIA MAIS: Infrações de trânsito diminuíram 35% no ano passado em Santa Cruz
Publicidade
O titular da secretaria, Valmir José dos Reis, informou que a iniciativa é a primeira operação do Plano Municipal de Segurança Pública, cuja elaboração está em andamento. “Esta ação atende à solicitação da prefeita Helena Hermany e é muito importante para que a comunidade local e os visitantes percebam a participação que o município tem na segurança pública”, avaliou. Conforme o secretário, o foco nesta abordagem é a divulgação da contribuição da Administração Municipal para a segurança dos cidadãos, tanto na prevenção quanto na repressão. Para ele, ações com essas características fortalecem o eixo preventivo de atuação da secretaria na área da segurança.
Reis anunciou que a secretaria está elaborando uma segunda operação, também integrante do plano, com objetivo de coibir a perturbação do sossego, com foco em situações que envolvem aglomeração indevida de pessoas e som alto, entre outras infrações. “Essa ação irá da prevenção até a tomada de providências, de acordo com o poder de polícia administrativa que é atribuição do município”, afirmou. Conforme o secretário, a operação também está alinhada ao princípio da prevenção da criminalidade, um dos anseios da prefeita Helena para a área.
LEIA MAIS: Pacto Pela Paz ganha a adesão de mais parceiros
Publicidade
As ações da operação Comunidade Segura/Visibilidade serão realizadas durante o dia, de segunda a sexta-feira, em quatro pontos: no módulo da Praça Getúlio Vargas; no cruzamento da Avenida Euclides Kliemann com a Rua Castelo Branco; em Linha Santa Cruz, em frente à Subprefeitura; e na rótula do Posto 2001. À noite, as ações ocorrerão às sextas e aos sábados, no cruzamento da Rua Ernesto Alves com a Avenida Paul Harris; e no módulo da Praça Getúlio Vargas, das 19 horas às 22 horas.
O coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves, considera a ação necessária para uma maior aproximação com a comunidade. “Percebemos que, muitas vezes, o cidadão não consegue diferenciar as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal e o Trânsito”, comentou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!