O governo do estado já está com o novo edital de concessão da RSC-287 pronto. O documento passou por atualizações e ajustes em relação ao apresentado em março de 2019. Entre as principais mudanças está um novo cronograma de obras.
Com base em estudos sobre congestionamentos e acidentes, o Piratini decidiu antecipar a duplicação do trecho entre Tabaí e Santa Cruz do Sul. A proposta inicial era enfocar os trechos urbanos. Agora, a meta é ter todos os primeiros 82 quilômetros com a capacidade ampliada até 2027.
Na região de Santa Cruz, o objetivo é agilizar as duplicações nos três anos iniciais do futuro contrato, como antecipa o secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi. “Até Paraíso do Sul todas as obras vão ser adiantadas em dois anos. De Paraíso do Sul até Santa Maria, ao invés da gente cravar datas, as obras acontecerão conforme se atingir uma demanda de veículos passantes”, explica.
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O secretário confirma que as intervenções em Santa Cruz já vão ocorrer nos primeiros anos da concessão. “Até Santa Cruz do Sul tudo deve acontecer até os primeiros seis anos. Estão mantidas as duplicações no contorno no ano três. Desde o início vai ter duplicação nas partes urbanas de Santa Cruz e na parte rural, que era até oito anos, agora será em até seis anos”, revela.
Por causa dos ajustes, o cronograma até o repasse da RSC-287 para a iniciativa privada também vai sofrer mudanças. O novo edital ainda precisa passar por aprovação de órgãos de controle como Tribunal de Contas do Estado e Agergs, o que deve ocorrer ainda dentro do mês de março.
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A intenção é abrir a licitação entre maio e junho. Com isso, a concessão, a ser realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, está prevista para setembro. O prazo de concessão é de 30 anos. Uma das principais exigências de quem assumir a rodovia é duplicação de toda a estrada.