Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA FAMILIAR

Lançamento da Expoagro será no próximo dia 4; confira novidades para a 20ª edição

Foto: Rafaelly Machado

Lavouras demonstrativas já se desenvolvem no parque

A pouco mais de um mês do início da programação da 20ª edição da Expoagro Afubra, a organização intensifica a divulgação dos atrativos da maior feira direcionada à agricultura familiar do País. O evento retorna este ano após dois cancelamentos, forçados pela pandemia. O lançamento oficial da programação ocorrerá no dia 4 de março, com participação de um número limitado de convidados e transmissão pelas redes sociais. A programação deste ano contemplará três eixos temáticos: transformação, inovação e produção sustentável.

A Expoagro Afubra ocorre entre os dias 23 e 26 de março, no parque da feira, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. O lançamento oficial será no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), existente no parque, com palestra do vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Lopes Velho, sobre o impacto das inovações tecnológicas na agricultura. Depois haverá almoço para os convidados.

LEIA MAIS: Expoagro retorna em 2022 com foco nas transformações

Publicidade

O vice-presidente da Afubra e coordenador da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, explica que o evento no dia 4 deverá ter apenas cerca de cem participantes de forma presencial, número bem menor do que em anos anteriores, devido às restrições por causa do coronavírus. Mas o público poderá acompanhar por meio da transmissão pelo YouTube e Facebook.

Com a publicação da 16ª edição da Revista Expoagro, a partir de agora também começam as visitas aos municípios para levar os convites às prefeituras e órgãos ligados à agricultura. Além dos 30 mil exemplares da versão impressa, o conteúdo pode ser conferido no formato digital, no site da Afubra. Na área do parque, conforme Dornelles, algumas empresas aos poucos começam a instalar os equipamentos para a feira, trabalho que deve se intensificar logo após o encerramento da Expodireto Cotrijal, que acontecerá de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque. O engenheiro agrônomo observa que as chuvas no fim de janeiro contribuíram para o desenvolvimento das lavouras demonstrativas e para recuperar o nível da água dos açudes.

Chuvas do final de janeiro e tecnologia de irrigação contribuíram para o desenvolvimento das lavouras demonstrativas no parque

LEIA MAIS: Irrigação garante desenvolvimento de lavouras experimentais para a Expoagro

Publicidade

O coordenador da feira informou que a programação está praticamente pronta. Além das atividades presenciais, alguns eventos terão transmissão pelas redes sociais e outros serão gravados. O número de expositores, conforme Dornelles, deverá ser semelhante às últimas edições, com expectativa de mais de 400 participantes, entre empresas, instituições e entidades. Ele explica que os espaços estão quase todos ocupados. A estimativa de público nos quatro dias de programação é de 80 mil visitantes. Dornelles revelou que também há a confirmação da presença de delegações oficiais de quatro países africanos durante a exposição.

Feira vem com novidades na infraestrutura

Além de a 20ª Expoagro Afubra se estender até o sábado neste ano, os visitantes encontrarão outras novidades na infraestrutura. A primeira está ainda na parte externa, com a conclusão das obras de acesso na BR-471 para facilitar o ingresso de veículos ao parque. O alargamento dos dois lados da pista foi uma exigência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O serviço começou em agosto do ano passado, com o investimento superior a R$ 2 milhões feito pela Afubra.

LEIA MAIS: Obras vão proporcionar mais segurança na BR-471 e melhorar o acesso à Expoagro

Publicidade

Outra melhoria ocorreu no Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos pontos de maior movimento da feira, com a comercialização de produtos das agroindústrias de diversos municípios do Estado. O espaço foi ampliado para 3.480 metros quadrados e tem capacidade para até 232 empreendimentos. Contudo, para dar mais segurança aos visitantes e expositores devido à pandemia, o pavilhão irá abrigar perto de 200 expositores na edição deste ano.

Além dos estandes, com a ampliação, o local passou a ter infraestrutura de apoio aos participantes, como sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito de secos e ainda os banheiros para expositores e público visitante.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra passa a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.