A poda em um pé de pera, de forma até radical, chamou a atenção nos últimos dias de pessoas que passam pela Rua Coronel Oscar Jost, quase na esquina com a Avenida do Imigrante. A árvore há pouco tempo estava coberta de flores e agora é o período de amadurecimento das frutas.
A Central de Serviços da Prefeitura havia informado nesta semana que não tinha registro de poda dessa árvore, atribuindo o trabalho possivelmente à RGE, que possui autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A empresa informou nessa quinta-feira, 17, que não fez nenhuma poda na árvore. Em nota, a assessoria da concessionária explicou que a distribuidora de energia executa essas atividades apenas em árvores que representem risco para a rede elétrica. O pé de pera em questão está no lado da via oposto ao da fiação.
LEIA TAMBÉM: Arborização em Santa Cruz: preservar é um dever coletivo
Publicidade
Ao tomar conhecimento, a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) respondeu que está atuando para identificar o responsável pela poda e notificá-lo. Esclareceu que o corte, a poda e o plantio de árvores situadas em locais públicos devem ser previamente autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente, nos termos do Plano Diretor da Arborização Urbana. Somente a pasta ou terceiros por ela autorizados e certificados podem executar esse trabalho.
Fora de época
A ação surpreendeu também por estar fora da época correta, entre os meses de maio e agosto. Esses quatro meses são apontados como ideais, pois é o período em que a planta está com menor atividade, sofrendo menos estresse com os cortes e guardando energia para a primavera, estação em que a vegetação volta a se desenvolver. Além disso, o período do inverno tem menos ataques de parasitas e pragas.
LEIA TAMBÉM: Árvores foram cortadas porque eram um risco à população, diz Prefeitura
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade