Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPINIÃO

O olhar do produtor: a terra do Burley

Foto: Alencar da Rosa

Olá, pessoal! Tudo bem? No segundo dia de visitações da Expedição Os Caminhos do Tabaco, saímos de Santa Cruz do Sul às 7 horas com destino a Sobradinho. Lá, com o Marcio Souza, demos entrevista para o comunicador Laerson, da Rádio Gazeta Sobradinho, falando sobre a produção de tabaco e a nossa programação.

Depois, fomos para a última cidade a ser visitada no Rio Grande do Sul, Erval Seco. Encontramos a família do Ítalo Manfio, que com a esposa Simone, formando um casal jovem, trabalha na companhia dos pais dele. Eles plantam a variedade Burley. É impressionante como, naquela região, há lavouras de soja na planície. Tem tabaco, mas não é em grande quantidade, e sempre do tipo Burley.

LEIA MAIS: VÍDEO: do transporte de alunos para a produção de tabaco

Publicidade

Os Manfio estão na fase de finalização, que é a secagem no galpão. Depois dependuram e tiram as folhas para a separação de classes e fazem a manocagem, que já não é realizada no modelo Virgínia. Vão tentar comercializar com preço bem acima do comum.

Na propriedade, fomos recebidos com almoço, com peixe, polenta, aipim, feijão, arroz e salada. Fomos esperados por toda a família.

LEIA MAIS: O olhar do produtor: o bom exemplo que vem de casa

Publicidade

A chegada a Santa Catarina

Fomos também ao município de Palmitos, em Santa Catarina, onde também se produz o tabaco Burley. Na propriedade de Ivanir Ganzer e Jucimara Coppini, construíram um galpão grande, há cerca de dois anos, que comporta todos os 30 mil pés que plantam. No caso deles, estão um pouco atrasados, porque o produto está há 60 dias pendurado e com pouca umidade, o que não permite o manejo. Como o período é seco, está com soja recém-plantada na resteva do tabaco. A esperança é de que chova, mas esta é a vida do agricultor.

Finalizamos a terça-feira com 1.226 quilômetros percorridos, com uma linda lua no céu. Nesta quarta-feira iremos para a última cidade em Santa Catarina, que é Iraceminha.

Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: O olhar do produtor: um começo de brilhar os olhos

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.