Após dois anos de interrupção em função da pandemia e das enxurradas que atingiram o município no início do ano passado, a romaria de Nossa Senhora de Lourdes voltou a ser realizada em Santa Cruz do Sul. Dezenas de fiéis saíram em procissão no final da tarde de sábado, 12. Eles partiram da Comunidade Santo Inácio até a gruta onde está a imagem da santa, localizada na área verde junto à Casa de Retiros Loyola. Agentes da Fiscalização de Trânsito acompanharam o evento e atuaram para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança.
Diferentemente do que ocorria nos outros anos, quando o trajeto pegava um atalho pela Rua da Gruta, dessa vez os romeiros encararam a subida acentuada e percorreram a Rua Gaspar Silveira Martins até a entrada da Casa de Retiros Loyola. Pouco antes do início da procissão, uma chuva fraca começou a cair. Com isso, alguns participantes acabaram se deslocando de carro, mas a maioria continuou a pé, com a ajuda dos guarda-chuvas.
LEIA TAMBÉM: A Gruta de Lourdes
Publicidade
Ao término da caminhada, quando chegaram à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, os fiéis puderam se abrigar sob a copa das árvores, mas a chuva não tardou a cessar. Com todos acomodados, o padre Rogério Kunrath iniciou a celebração da missa. “Essa procissão é uma manifestação de fé em Deus, motivada pelo testemunho daquela que foi escolhida para ser a mãe de Deus”, disse. “Hoje, por intercessão de Maria, queremos colocar na mão de Deus todos os enfermos, toda a situação da pandemia e dos que sofrem dessa realidade”, completou o padre.
Histórico
A fé em Nossa Senhora de Lourdes é uma tradição de décadas no Bairro Santo Inácio. Ela começou por meio dos padres jesuítas que residiam no retiro ainda na década de 1950. A Diocese de Santa Cruz do Sul foi fundada em 1959 e então os jesuítas foram embora, mas deixaram a gruta, criada em 1954. Os integrantes da comunidade não sabem dizer ao certo em qual ano começou a ser realizada a romaria, mas garantem que ocorre há quase 50 anos, com algumas interrupções ao longo desse tempo.
LEIA TAMBÉM: Mosteiro da Santíssima Trindade comemora 25 anos de oração e fé
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!