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SANTA CRUZ

Novo modelo de rotativo terá cobrança de motocicletas

Mulher retirando comprovante de cobrança do Rapidinho

Sistema atual do Rapidinho | Foto: Divulgação

Um serviço moderno, eficiente, com real rotatividade, adequado à legislação e com mais fiscalização para reduzir a inadimplência. Este é o novo modelo de estacionamento rotativo pago que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende implantar ainda no primeiro semestre deste ano. Entre as novidades definidas após um estudo contratado pelo Município, estão a ampliação do número de vagas, a criação de novas zonas com tarifas diferentes e o uso de tecnologias inovadoras.

O Executivo trabalha agora na conclusão de um decreto que vai estabelecer itens como horário de funcionamento, locais e tarifas. Vencerá a concessão do serviço quem oferecer o maior percentual mensal para o município, sem alteração nos valores cobrados dos motoristas. A outorga pode ser direcionada para o fundo de transporte público, para o fundo de mobilidade urbana ou mesmo para investimentos na área da segurança pública.

LEIA MAIS: Estudo prevê criação de mais mil vagas no estacionamento rotativo

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Confira os principais pontos do diagnóstico contratado pela Prefeitura e quais as soluções previstas:

Diagnóstico

  • Entre 2011 e 2021, a frota de veículos de Santa Cruz do Sul teve um crescimento de 47,3%. Para efeitos de comparação, a população teve um crescimento de 11,8% no período.
  • Atualmente, a frota de veículos de pequeno porte, duas rodas, representa 22,24%. De quatro rodas, são 77,76%.
  • Taxa de Rotatividade muito baixa. Em algumas vagas analisadas, a rotatividade chega a 0% durante o dia inteiro.
  • Taxa de tempo de ocupação de 90,8%. 51,0% com tempo de mais de 2 horas, mostrando que o sistema atual não funciona.

Soluções

  • Criação de Novas Vagas (+1.287 +54%)
  • + 915 vagas para carros (+61%)
  • +178 para motos (+26%)
  • +85 para idosos (+181%)
  • +42 para PCD (+156%)
  • +18 Vagas Rápidas (15 minutos + 56%)

Criação de 3 Áreas/Zonas

Zona Azul

  • A Zona Azul corresponde ao coração do estacionamento rotativo, onde a ocupação do Solo é predominantemente de estabelecimentos comerciais e de serviços.
  • 1.468 vagas para Automóveis e 622 vagas para Motocicletas;
    • Preço da Tarifa para Zona Azul:
    • R$ 2,00 por hora para veículos de passeio;
    • R$ 1,00 por hora para motocicletas.

Zona Verde

  • A Zona Verde se caracteriza por ser ocupada por mais de um estabelecimento de médio ou grande porte ligado ao ramo da Saúde, como clínicas, hospitais e centros médicos. Prazo de estacionamento nesta área será de 3 horas, contra 2 na azul.
  • 323 vagas para Automóveis e 108 vagas para Motocicletas;
    • Preço da Tarifa para Zona Verde:
    • R$ 2,00 por hora para veículos de passeio;
    • R$ 1,00 por hora para motocicletas.

Zona Roxa (será implementada apenas após seis meses do início da concessão)

  • A Zona Roxa se refere aos trechos localizados nas zonas periféricas do Estacionamento Rotativo.
  • 617 vagas para Automóveis;
    • Preço da Tarifa para Zona Roxa:
    • R$ 1,50 por hora para veículos de passeio.
Onde ficariam as novas zonas

Tecnologias Sugeridas

  • Terminal Multivagas – Parquímetro
  • PDA Monitores
  • Ponto de venda (PDV)
  • Cartão sem contato – Mifare
  • Aplicativo de Celular (disponibilizado nas plataformas IOS e Android para o usuário)
  • Fiscalização Embarcada – Câmeras OCR
  • Sensor Físico de Vagas
  • Aplicativos de gestão

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