Na medida em que os dias vão ficando mais quentes, uma companhia indesejada invade as casas. A cozinha é o cômodo favorito, principalmente se nela ficam doces ou farelos e restos de comida. São as famosas formigas do doce, um inseto minúsculo, na maioria das vezes marrom, e que pode tomar conta, em minutos, daquele pedaço de bolo que ficou na mesa da cozinha.
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM nesta quinta-feira, 10, o biólogo Andreas Koehler, professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), explicou que os insetos, em geral, gostam de calor e dificilmente são encontrados no frio. “Eles estão no auge do desenvolvimento. As formigas são insetos sociais que se desenvolvem ao longo da primavera e do verão. Então, agora elas estão com uma população muito grande, que aparece com frequência e em uma quantidade bem maior.”
O professor ainda disse que há espécies de formigas que só existem em habitações humanas, e que elas acabaram se adaptando com o passar do tempo. “As casas são mais quentes, têm sempre algum resto de comida que elas possam pegar e levar para o ninho.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Biólogo explica que mosca não é prejudicial ao tabaco
Mesmo com essa companhia em casa, em geral, elas não trazem doenças, pois normalmente estão dentro das residências. A exceção é para quando elas estão na rua e vão para cima de algum alimento. “Podem caminhar em cima de algo contaminado. Se for um bolo, pode tirar a parte externa, sem problemas. Também comer uma formiga não faz mal, pois tem potencial nutritivo”, explicou Koehler.
Morde ou não morde
E será que uma minúscula formiga pode morder? O professor esclarece que elas são parentes das abelhas e das vespas. Algumas podem ter ferrão e outras não. “As da cozinha normalmente não mordem, mas nos últimos anos têm aparecido algumas com ferrão. Quando ocorre a mordida, na maioria das vezes não se sente, ou arde um pouco e fica vermelho.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pragas domésticas aumentam com a pandemia; confira dicas para mantê-las longe
Dicas
O biólogo dá dicas de como espantar ou matar esse tipo de animal. Para encontrar o ninho, o ideal é acompanhar uma delas até o buraco. Normalmente são tomadas elétricas, móveis e até no gabinete de computadores. “Elas têm o olfato muito desenvolvido. Detectam os alimentos pela antena. A que encontra primeiro, dá uma bocada e espalha para os outros no ninho. Assim, são recrutadas e seguem essa formiga para ajudá-la.”
Para espantá-las, o ideal é colocar coisas com cheiro forte, como o cravo, que tem um efeito repelente. Já para matá-las há produtos químicos nos supermercados. Também é possível misturar uma colher de açúcar e uma colher de fermento químico para bolo e deixar em algum ponto da cozinha. “Ela vai pegar, carregar e largar no ninho. Lá, com a umidade, isso fermenta e forma CO2, que é um veneno para elas, que acabam morrendo.”
Publicidade
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA TAMBÉM: Confira receita caseira que é opção contra a mosca-da-fruta
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade